Exame de Troponina

PARA QUE SERVE O EXAME DE TROPONINA?

Troponinas são proteínas principalmente encontradas no músculo no coração, quando ocorre alguma lesão nesse órgão essas proteínas são liberadas em grande quantidade no sangue. O exame de Troponina serve para detectar a presença de duas proteínas a troponina I e a troponina T no sangue para auxiliar no diagnóstico de infartos do miocárdio (coração), ou seja, auxilia ao médico a saber se a pessoa está infartando ou se ela tem alguma lesão no coração.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE TROPONINA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 75,00 reais, o exame também é oferecido em hospitais públicos. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 2 dias úteis, em hospitais os resultados são entregues mais rápido.

COMO É FEITO O EXAME DE TROPONINA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE TROPONINA?

Não é preciso estar em jejum para fazer o exame de Troponina.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE TROPONINA?

O exame de Troponina não precisa de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME DE TROPONINA?

O exame de Troponina é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de que ela esteja com alguma lesão no coração ou infartando (Infarto do miocárdio), como forte dor no peito ou falta de ar, por exemplo. Além disso, também é feito para acompanhar a evolução do problema que está ocorrendo no coração. A troponina é liberada no sangue por volta de 4 a 6 horas após o início da dor, podendo permanecer alta no sangue de 8 a 10 dias, quando há alguma lesão no coração.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE TROPONINA?

O resultado do exame mostrará se a proteína Troponina foi encontrada no sangue, os níveis dessas proteínas são baixos que não é possível medi-las sem que haja algum problema no coração. Quando é encontrada uma quantidade elevada de Troponina, é indicativo que o paciente esteja  possivelmente infartando ou que haja uma lesão no coração. Até pequenas quantidades é indicativo de algum problema cardíaco. Normalmente para que se tenha um diagnóstico confirmatório, o médico leva em consideração toda a história clínica do paciente, como sintomas e a junção de outros exames como o eletrocardiograma.

O EXAME DE TROPONINA TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de dosagem de Troponina I, marcador cardíaco, dosagem de troponina no plasma, entre outros.