Exame de Colesterol Total (Perfil Lipídico ou Lipidograma)

PARA QUE SERVE O EXAME DE COLESTEROL TOTAL (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

O exame de colesterol total , é um conjunto de testes que irá avaliar a quantidade dos níveis de colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG), Colesterol HDL, Colesterol LDL, Colesterol LDL-C e o Não-HDL no sangue. São bons indicadores para avaliar o risco que uma pessoa tem de ter uma doença cardíaca, como infarto do miocárdio, de acidente vascular cerebral causado por bloqueio de vasos sanguíneos ou endurecimento das artérias (aterosclerose), trombose venosa e angina, por exemplo. Esse exame irá determinar a quantidade de lipídios, isto é, moléculas de gordura presentes na circulação sanguínea. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE COLESTEROL TOTAL (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE COLESTEROL TOTAL (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE COLESTEROL TOTAL  (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

Antigamente era obrigatório o jejum de 12 horas para o exame de perfil lipídico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial estudos recentes mostram que os resultados dos exames variam pouco para quem está de jejum e sem jejum. A dosagem com jejum prolongado é necessária somente quando o nível de triglicérides, fora do jejum, estiver acima de 440 mg/dL. Neste caso, é preciso repetir esse exame, com o jejum de 12 horas, para reavaliação. Entretanto, alguns laboratórios ainda seguem com o jejum mesmo ele não sendo obrigatório. Portanto, é importante buscar essa informação com o médico, pois só ele dará as melhores recomendações para cada paciente.

HÁ OUTRA RECOMENDAÇÃO ALÉM DO JEJUM PARA O EXAME DE COLESTEROL TOTAL  (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

Há recomendações básicas:

– Informar se faz uso de medicamentos contínuos;

– Não consumir bebidas alcoólicas nas 72 horas anteriores;

– Evitar exercícios físicos na véspera do exame;

– Beber água moderadamente.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE COLESTEROL TOTAL (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

É recomendado que em adultos este exame seja feito a cada 5 anos, com pessoas com mais de 40 anos com o objetivo de identificar o risco destas doenças e ajudar a orientar o tratamento ideal para cada pessoa, como forma de prevenir complicações à saúde. Entretanto na presença de fatores de risco como obesidade, sedentarismo, gordura abdominal, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, entre outros, pode ser feito em qualquer idade. Caso já tenha sido constatada alterações nos níveis de gordura esse período para a realização do exame pode ser menos de acordo com o médico.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO EXAME DE COLESTEROL TOTAL (LIPIDOGRAMA OU PERFIL LIPÍDICO)?

De acordo com a SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), os novos valores de referência e valores de alvo terapêutico para o perfil lipídico de adultos mostram que, com jejum e sem jejum, os valores são diferentes somente para os triglicérides e idênticos para o CT, HDL-C, LDL-C e não-HDL. Para crianças e adolescentes, os valores referenciais desejáveis de triglicérides, com jejum e sem jejum, também são os únicos com valores diferentes. Os valores apresentados abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro.

COLESTEROL TOTALAdultos acima de 20 anos: Inferior a 190 mg/dL
Crianças e adolescentes: Inferior a 170 mg/dL
COLESTEROL HDLAdultos acima de 20 anos: Superior a 40 mg/dL                   Crianças e adolescentes: Superior a 45 mg/dL
COLESTEROL LDLAdultos acima de 20 anos:Categoria de risco    Baixo: Inferior a 130 mg/dLIntermediário: Inferior a 100 mg/dLAlto: Inferior a  70 mg/dLMuito alto: Inferior a  50 mg/dL
Crianças e adolescentes: Inferior a 110 mg/dL
TRIGLICÉRIDESAdultos acima de 20 anos:Com jejum: Inferior a 150 mg/dLSem jejum: Inferior a 175 mg/dL
Crianças e adolescentes:Com jejum (0 a 9 anos): Inferior a 75 mg/dL    Sem jejum (0 a 9 anos): Inferior a 85 mg/dLCom jejum (10 a 19 anos): Inferior a 90 mg/dL  Sem jejum (10 a 19 anos): Inferior a 100 mg/dL
COLESTEROL NÃO – HDLAdultos acima de 20 anos:Categoria de risco   Baixo: Inferior a 160 mg/dLIntermediário: Inferior a 130 mg/dLAlto: Inferior a 100 mg/dLMuito alto: Inferior a  80 mg/dL