Exame de Vitamina B12

PARA QUE SERVE O EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

O exame de vitamina B12 serve para medir os níveis dessa vitamina no sangue, com o objetivo de identificar a sua ausência ou a má ingestão no organismo. A sua deficiência no organismo pode causar anemia megaloblástica em adultos e afetar o sistema nervoso. Portanto, saber se há falta de vitamina B12 no sangue, permite iniciar ou monitorar o tratamento com suplementos e alimentação, para evitar ou resolver os problemas causados pela falta dessa vitamina.

QUAL O VALOR  E O PRAZO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

Os valores variam de um laboratório para o outro, porém custa em média a partir de R$ 20,00 reais. Os resultados são entregues normalmente em 3 dias úteis, porém também variam de acordo com o laboratório.

COMO O EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA) É FEITO?

O exame de vitamina B12 é feito de uma maneira simples e rápida, sendo necessário fazer uma coleta de sangue em uma veia do braço do paciente e posteriormente a amostra obtida será analisada.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

Não é necessário o jejum, porém isso vai depender da indicação do médico ou do laboratório, então é importante se informar com ambos quanto a isso.

É NECESSÁRIA ALGUMA PREPARAÇÃO PARA FAZER O EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

É recomendado a suspensão do uso de Biotina (vitamina B7), bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta, anotar o uso de medicamento nos últimos 7 dias e não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame. É importante perguntar ao laboratório em que será feito o exame para seguir as recomendações corretas.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

Esse exame é principalmente realizado quando o hemograma mostra problemas em seus resultados, como a presença de hemácias grandes, sugerindo uma anemia megaloblástica (macrocítica) ou perniciosa. É feito também para ajudar a diagnosticar casos de neuropatia (lesão nervosa) principalmente em idosos, pode ser feito junto com outros exames em paciente com sinais de desnutrição ou de má absorção e monitorar o tratamento com vitamina B12.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE VITAMINA B12 (COBALAMINA) NO SANGUE?

Os valores considerados normais de vitamina B12 no sangue precisam estar entre 200 pg/ml e  900 pg/ml. Valores abaixo de 200 pg/ml são considerados baixos e precisam de acompanhamento médico. Valores maiores que 900 ng/ml são altos e podem ocorrer em pacientes que estejam repondo a vitamina em excesso. Resultados falsamente aumentados podem ocorrer em pacientes com doença crônica no fígado.

O QUE É VITAMINA B12 (COBALAMINA)?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina do complexo B, sendo encontrada em produtos animais, como carne vermelha, peixes, aves, leite e ovos. Recentemente, cereais, pães e outros produtos de grãos “fortificados” também se tornaram uma fonte importante de vitamina B12.

A vitamina B12 age em conjunto com outra vitamina chamada ácido fólico na produção de hemácias normais, além disso, é importante para a regeneração dos músculos e reparo de células nervosas. A sua deficiência no organismo pode causar problemas graves, como a anemia perniciosa ou megaloblástica.

O QUE PODE CAUSAR A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 (COBALAMINA) NO ORGANISMO?

As principais causas da deficiência dessa vitamina são ingestão insuficiente através do alimentos, má absorção no estômago causada por alguma doença que dificultam a  absorção dessa vitamina. Pessoas que fazem cirurgias para remover parte do estômago (com as células parietais) ou do intestino podem diminuir muito a absorção. A perda excessiva pode ser observada em doenças hepáticas, renais ou alcoolismo.