Exame de ácido fólico (VITAMINA B9)

PARA QUE SERVE O EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)?

O Ácido Fólico é uma vitamina importante, assim como a vitamina B12, na formação das hemácias e essencial para a síntese de DNA, ou seja, o material genético das células. O Ácido Fólico também é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, enquanto está na barriga da mãe.  A sua deficiência no organismo  causa danos à saúde, como a anemia megaloblástica e mal desenvolvimento no feto, por exemplo. Portanto, o exame de Ácido Fólico, serve para saber se há falta dessa vitamina no sangue, permitindo iniciar ou monitorar o tratamento com suplementos e alimentação, para evitar ou resolver os problemas causados pela falta dessa vitamina.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 20,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de Ácido Fólico.

O EXAME EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9) PRECISA DE PREPARO?

É recomendado a suspensão do uso de Biotina (vitamina B7), bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta, anotar o uso de medicamento nos últimos 7 dias e não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame. É importante perguntar ao laboratório em que será feito o exame para seguir as recomendações corretas.

QUANDO É FEITO O EXAME DE ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)?

O exame de Ácido fólico é solicitado pelo médico em casos quando o hemograma mostra problemas em seus resultados, como a presença de hemácias grandes, sugerindo uma anemia megaloblástica (macrocítica) ou perniciosa. Também é feito quando a pessoa apresenta sinais de desnutrição ou má absorção causada por algum problema que não permite a absorção dessa vitamina no organismo e consequentemente a sua redução. Em gestantes, pois a falta dessa vitamina pode causar problemas no desenvolvimento do bebê, por isso que o médico solicita que a gestante faça uso de Ácido Fólico durante a gravidez, porque nesses casos a necessidade de Ácido Fólico no corpo é maior ou em mulheres que amamentam, quando o bebê apresenta deficiência dessa vitamina. O exame também é feito em pessoas que apresentam a falta de Ácido Fólico para monitorar o tratamento e sua eficiência.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE ÁCIDO FÓLICO NO ORGANISMO?

Os valores de Ácido Fólico no sangue devem ser superiores a 5,4 ng/mL. Valores entre 3,4 a 5,4 ng/mL estão no limite e valores abaixo de 3,4 ng/mL são considerados baixos. Os valores apresentados são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. É importante levar os resultados do exame para o médico avaliar caso essa vitamina esteja baixa, porque somente ele pode definir a causa de sua deficiência.