Exame Ácido Metilmalônico

PARA QUE SERVE O EXAME ÁCIDO METILMALÔNICO?

O Ácido metilmalônico (MMA) é um tipo de ácido produzido em pequenas quantidades durante o metabolismo dos aminoácidos, o seu aumento no corpo é um indicador muito sensível de falta de vitamina B12 no organismo. O exame Ácido metilmalônico é feito para dosar esse ácido no sangue ou na urina, para auxiliar no diagnóstico de carência de vitamina B12, além de servir também para o diagnóstico de Acidemia Metilmalônica, uma rara doença hereditária.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ÁCIDO METILMALÔNICO?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 500,00 reais o exame feito no sangue e na urina a partir de R$ 180,00 . O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 9 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ÁCIDO METILMALÔNICO?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente ou através da amostra de urina aleatória (preferencialmente colhida pela manhã) ou urina 24 horas, ou seja, todas as vezes que for urinar, o líquido deve ser coletado durante 24 horas e armazenado em um recipiente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ÁCIDO METILMALÔNICO?

Alguns laboratórios não pedem jejum, porém outros pedem jejum de 4 ou 8 horas, tanto em amostra de urina ou sangue, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

QUANDO É FEITO O EXAME ÁCIDO METILMALÔNICO?

O exame Ácido metilmalônico pode ser solicitado pelo médico quando a quantidade de vitamina B12 está baixa no organismo e a pessoa apresenta sintomas associados com falta dessa vitamina, como fadiga, dormência nas mãos e nos pés e falta de equilíbrio, por exemplo. A sua deficiência no organismo pode causar anemia e afetar o sistema nervoso. Nesta situação este exame pode ser solicitado junto com o Exame de Homocisteína. Além disso, pode ser feito quando há suspeita de acidemia metilmalônica em um bebê, ou como parte da triagem de recém-nascidos e na infância. A Acidemia Metilmalônica pode provocar sintomas como vômitos, dificuldade respiratória e inconsciência, entre outros.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE ÁCIDO METILMALÔNICO NO SANGUE E NA URINA?

A quantidade de Ácido Metilmalônico no sangue deve estar abaixo ou igual a 0,50 microMol/L e na urina devem estar de 5 a 32 umol/g creatinina. Os valores apresentados são apenas um guia pois podem variar de um laboratório para o outro. Vale ressaltar que somente um médico irá afirmar um diagnóstico correto, sendo importante levar os resultados do exame para seu médico avaliar.