Sorologia para chikungunya (IgG E IgM)

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater  a infecção pelo vírus da Chikungunya no organismo. Esse exame serve para detectar a presença e avaliar a quantidade desses anticorpos no sangue e auxiliar no diagnóstico de pessoas que foram infectadas por essa doença.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DA  SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 75,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO É FEITA A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

Não é preciso estar em jejum para fazer a sorologia para Chikungunya (IgG e IgM).

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior.

QUANDO DEVE SER FEITA A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

A sorologia para Chikungunya deve ser feita após sete dias de sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM estão presentes no sangue de uma pessoa que foi infectada pelo vírus, a presença desses anticorpos indica uma fase aguda da doença, já os anticorpos IgG só aparecem no sangue quinze dias depois, indicando somente que a pessoa foi infectada em algum momento. Os sintomas da Chikungunya incluem febre e graves dores nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea (pele).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ANTICORPOS IGG E IGM?

Os anticorpos IgM são os primeiros a serem detectados no sangue após uma infecção, eles são os primeiros a serem produzidos pelo sistema imunológico para combatê-la. No caso da Chikungunya, a sua detecção no sangue indica uma infecção aguda, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico da doença. Os anticorpos IgG aparecem um pouco depois e são responsáveis pela proteção do organismo a longo prazo e neste caso, a sua presença no sangue indica uma infecção que já passou.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA (IGG E IGM)?

O resultado irá mostrar se os anticorpos IgM ou IgG foram detectados no sangue. O resultado sempre deverá ser acompanhado por um médico, pois somente ele poderá confirmar o diagnóstico.

IgM positivo: Indica a possibilidade de infecção aguda pela Chikungunya.

IgM negativo: Indica que não há infecção por Chikungunya ou ainda não ocorreu a produção de anticorpos, pois o teste foi feito fora do período correto. 

IgG positivo: Indica que você já entrou em contato com o vírus da Chikungunya, não é possível afirmar com este exame que a infecção seja recente. 

IgG negativo: Indica que você não teve contato com o vírus ou ainda não ocorreu a produção de anticorpos.

A SOROLOGIA PARA CHIKUNGUNYA IGG E IGM TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de pesquisa de anticorpos para Chikungunya, pesquisa de anticorpos anti-Chikungunya, sorologia para CHIKV, pesquisa de anticorpos para CHIKV, entre outros.

POSSO PEGAR CHIKUNGUNYA MAIS DE UMA VEZ IGUAL A DENGUE?

Não, somente uma vez, na Dengue existem quatro tipos (sorotipos) do vírus. Você pode ser infectado com um sorotipo e depois ser infectado com um sorotipo diferente. Não há imunidade de proteção para todos os vírus da dengue quando você é exposto a um sorotipo pois tratam de sorotipos diferentes, então você terá imunidade para aquele sorotipo que você foi infectado e consequentemente você pode ser infectado por outro sorotipo. Na Chikungunya isso não ocorre.