Exame de PCR para chikungunya

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA?

O exame de PCR para Chikungunya, serve para detectar a presença do vírus causador dessa doença no sangue de pessoas que foram infectadas pela Chikungunya. É indicado para confirmar o diagnóstico precoce da doença, especialmente até o quinto dia após o início dos sintomas.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 500,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO É FEITO O EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de PCR para Chikungunya.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA?

O exame de PCR para Chikungunya deve ser feito a partir do primeiro dia de sintoma, de preferência o quinto dia após o início da febre. Esse período é o ideal para que o vírus da Chikungunya seja detectado no sangue através desse exame, possuindo alta sensibilidade. Entretanto, o exame pode ser feito para diagnóstico até dez dias de evolução. A partir desse momento, recomenda-se a utilização da sorologia para Chikungunya. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e dores nas articulações, por exemplo. Eles podem durar de sete a dez dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos, em algumas pessoas a dor pode ser crônica. Esses sintomas são muitos semelhantes ao Mayaro, Dengue, Zika e outras arboviroses, sendo assim, esse exame é importante também para confirmar se realmente é o Chikungunya a doença em questão e não às outras doenças semelhantes, caso o médico tenha dúvidas.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA?

O resultado mostrará se o vírus vírus da Chikungunya foi detectado no sangue.

Não detectado: Significa que o vírus não foi detectado no sangue e possivelmente não há sinal de infecção por Chikungunya, porém um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção, pois o exame pode ter sido feito fora no período correto. Normalmente o médico solicita a sorologia para Chikungunya caso isso aconteça.

Detectado: Foi encontrado o vírus da Chikungunya no sangue, confirmando a doença.

O EXAME DE PCR PARA CHIKUNGUNYA TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de RT-PCR Chikungunya, detecção de Chikungunya por PCR, entre outros.

.