Exame CEA (Antígeno Carcinoembrionário)

PARA QUE O EXAME CEA?

O CEA ( antígeno carcinoembrionário) é uma proteína produzida nas células que revestem o sistema digestório. A quantidade dessa proteína no sangue é baixa e seu aumento pode indicar problemas nos órgãos que fazem parte desse sistema, como o câncer. Entretanto, pessoas saudáveis ou fumantes, podem apresentar o aumento dessa proteína, ou seja, nem sempre o seu aumento é indicativo de algum problema. Sendo assim, o CEA não pode ser usado para diagnóstico de um câncer e sim para auxiliar, sendo necessário outros exames para essa confirmação. Portanto, o exame CEA, serve para dosar essa proteína no sangue, normalmente para acompanhar o tratamento de pessoas com câncer, principalmente o câncer de cólon, mas também pode ser utilizado para acompanhar outros tipos de câncer, como de mama, pulmão, fígado, estômago, por exemplo.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME CEA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 35,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME CEA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME CEA?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame CEA.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME CEA?

O uso de biotina (vitamina b7) ou suplementos que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes do exame, pois pode alterar os resultados.

QUANDO O EXAME CEA É FEITO?

O exame CEA é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sintomas que sugerem a possibilidade de ser um câncer ou em pessoas que já possuem o câncer confirmado, para acompanhar a pessoa antes e depois do tratamento e analisar a possibilidade desse câncer voltar.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DO ANTÍGENO CEA NO SANGUE?

Os valores de referência no CEA no sangue variam de acordo com o laboratório, pois isso os valores apresentados abaixo são apenas um guia. Como os valores do CEA podem estar aumentados em pessoas que fumam, isso deve ser levado em consideração. Portanto, os valores normais desse antígeno no sangue são:

  • Em fumantes: até 5,0 ng/mL;
  • Em não-fumantes: até 3,0 ng/mL.