Exame CA 27-29

PARA QUE SERVE O EXAME CA 27.29?

O CA 27.29 é uma proteína que se que aumenta na presença de alguns cânceres, principalmente no câncer de mama, sendo considerado um marcador tumoral para essa doença. Ela também pode estar associada a outros tipos, como no pulmão, ovário e pâncreas, por exemplo. O exame CA 27.29, serve para medir a quantidade dessa proteína no sangue, para auxiliar o médico a verificar se o tratamento está funcionando, especialmente no câncer de mama.  Após o término do tratamento, ajudam a detectar precocemente a possível volta dessa doença, sendo a sua maior vantagem.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME EXAME CA 27.29?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 300,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME CA 27.29?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME CA 27.29?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame CA 27.29.

O EXAME CA 27.29 PRECISA DE PREPARO?

O exame CA 27.29  não necessita de nenhum preparo..

QUANDO É FEITO O EXAME CA 27.29?

O exame é normalmente solicitado pelo médico para monitorar mulheres que já possuem o câncer de mama confirmado, principalmente quando ele está avançado, que já iniciaram o tratamento. Além disso, ele é feito para detectar precocemente a possível volta dessa doença, possuindo 98% de especificidade e 58% de sensibilidade. Apesar de possuir boa especificidade e sensibilidade com relação à volta desse câncer, esse marcador é pouco específico quando se trata do diagnóstico do câncer de mama, por isso, não é utilizado para diagnóstico da doença e nem de outros cânceres, devendo ser utilizado em conjunto com outros exames para a sua confirmação.

 QUAL A QUANTIDADE NORMAL  DE CA 27.29 NO SANGUE?

A quantidade normal de CA 27.29 no sangue, deve ser inferior ou igual a 38,0 U/mL. Níveis elevados dessa proteína em mulheres que já foram tratadas contra o câncer de mama, podem indicar a volta dessa doença. Os níveis de CA 27-29 também aumentam em casos de câncer no estômago, rim, pulmão, ovário, no cólon, pâncreas, fígado e útero. Também podem ser encontradas quantidades elevadas no primeiro trimestre da gravidez, na endometriose e em  cistos ovarianos,por exemplo. Vale ressaltar que é importante ter acompanhamento médico caso haja valores aumentos dessa proteína no sangue, somente ele é capaz de interpretar o exame corretamente. 

O EXAME CA 27.29  TEM OUTRO NOME?

Sim, este exame também pode ser chamado de CA 27-29, Breast Carcinoma-Associated Antigen (CA 27-29), Antígeno 27-29 e Antígeno para câncer 27-29.