Exame CA 19-9

PARA QUE SERVE O EXAME CA 19-9?

O antígeno de câncer CA 19-9, é uma proteína liberada por algumas células cancerígenas em alguns cânceres. Quando há liberação dessa proteína, ela é usada como marcador tumoral. Sendo assim, o exame CA 19-9, tem como objetivo detectar essa proteína no sangue, para auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de pâncreas em estágio avançado. Ele também pode ser utilizado como marcador tumoral em câncer de fígado e vesícula biliar, por exemplo. Porém, o aumento dessa proteína nem sempre é indicativo de câncer, podendo ser por outras razões. Além disso, ele ajuda a diferenciar o câncer de pâncreas de outros problemas e monitorar a resposta ao tratamento. Por não ser um exame específico e sensível, esse exame não pode ser utilizado como um teste para confirmar o diagnóstico do câncer, somente para o auxílio. Portanto, outros exames são feitos para a confirmação do diagnóstico. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME CA 19-9?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME CA 19-9?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME CA 19-9?

Não é preciso fazer jejum para o exame CA 19-9. Entretanto, alguns laboratórios podem pedir, sendo assim, é importante perguntar para o laboratório que será feito o exame quanto ao jejum.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME CA 19-9?

O exame de CA 19-9 precisa de preparo, pessoas que fazem o uso de biotina (vitamina b7) e tomam suplementos alimentares que contêm biotina, devem suspender seu uso 3 dias antes de realizar o exame.

QUANDO É FEITO O EXAME CA 19-9?

O exame Ca 19-9, normalmente é solicitado quando há suspeita de câncer de pâncreas, seguidos de sintomas como dor abdominal, náuseas, perda de peso e pele amarelada (icterícia). Caso essa proteína esteja elevada no câncer de pâncreas, o Ca 19-9 pode ser solicitado várias vezes para acompanhar a resposta ao tratamento contra o câncer e detectar sua volta. Além disso, pode ser solicitado quando a suspeita de outro tipo de câncer, como no fígado ou na bile ou alguma obstrução no ducto biliar. O CA 19-9 pode ser feito em conjunto com outros testes, como antígeno carcinoembrionário (CEA), bilirrubina e outros exames que avaliam o fígado.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME CA 19-9?

  • Resultados até 37.00 U/mL são considerados normais. 
  • Resultados acima de 37.00 U/mL são considerados altos. Porém, isso não significa que necessariamente haja câncer. Pois essa proteína pode se elevar em outras causas como, cirrose hepática, pancreatite, doenças da vesícula, doença inflamatória intestinal e doenças autoimunes.
  • Pequenas quantidades de CA 19-9 podem ser encontradas em pessoas sem que haja algum problema. Várias condições que afetam o fígado ou o pâncreas podem provocar elevações temporárias. Portanto, todo resultado deve ser acompanhado pelo médico para que seja feito o diagnóstico correto.