Exame CA 15-3

PARA QUE SERVE O EXAME CA 15-3?

O Ca 15-3 é uma proteína produzida pelas células mamárias normais, a elevação dessa proteína pode estar presente em pacientes com câncer de mama, quando isso ocorre o Ca 15-3 pode ser usado como marcador tumoral. Essa elevação pode ocorrer em outros tipos de câncer, como pulmão e pâncreas, por exemplo. O exame Ca 15-3, serve para avaliar os níveis dessa proteína no sangue. Entretanto, seu uso é limitado, porque ele não é sensível e específico o suficiente para o câncer de mama, sendo assim, não deve ser usado para triagem ou diagnóstico desse câncer. Portanto, sua principal utilidade é acompanhar a resposta ao tratamento contra o câncer de mama e monitorar o retorno desse câncer (recidiva) após o tratamento.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME CA 15-3?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME CA 15-3?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME CA 15-3?

Não é preciso fazer jejum para o exame Ca 15-3. Entretanto, alguns laboratórios podem pedir, sendo assim, é importante perguntar para o laboratório que será feito o exame quanto ao jejum.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME CA 15-3?

O exame de Ca 15-3 precisa de preparo, pessoas que fazem o uso de biotina (vitamina b7) e tomam suplementos alimentares que contêm biotina, devem suspender seu uso 3 dias antes de realizar o exame.

QUANDO É FEITO O EXAME CA 15-3?

O exame Ca 15-3 é solicitado pelo médicos em pacientes que apresentam suspeita de câncer de mama, sendo realizado outros exames para confirmar o diagnóstico. Quando há diagnóstico inicial de câncer de mama avançado o exame ajuda a determinar as características do câncer e definir as melhores opções de tratamento. Se o CA 15-3 estiver inicialmente elevado, o exame poderá ser repetido regularmente para monitorar a eficiência do tratamento e para detectar o retorno desse câncer após o tratamento. 

QUAL O VALOR NORMAL DE CA 15-3 NO SANGUE?

O valor de referência para os níveis normais de Ca 15-3 no sangue, devem estar abaixo de 30 U/mL, mas isso vai depender do laboratório em que será feito o exame, pois esses valores podem variar. Quanto maior for a dosagem, mais avançado está o câncer, porque a concentração de Ca 15-3 tende a aumentar à medida que o câncer cresce.

Níveis normais, nem sempre indicam que a pessoa não esteja com câncer. Talvez seja muito cedo para que essa proteína possa ser detectada ou, talvez, o indivíduo esteja dentro dos casos em que um câncer avançado não libera CA 15-3.

Vale ressaltar que aumentos dessa proteína podem ocorrer em indivíduos saudáveis e que nem sempre esses aumentos estejam ligados ao câncer de mama, podendo ocorrer em doenças benignas e vários tipos de neoplasias, por isso, a necessidade de outros exames complementares.