Exame CA-125

PARA QUE SERVE O EXAME CA-125?

O antígeno de câncer 125 (CA-125) é uma proteína produzida naturalmente em pequenas quantidades no corpo, mas podem ser produzidas em grandes quantidades por células de tumores, seu aumento no sangue é um sinal principalmente de câncer no ovário e do endométrio, sendo usado como marcador tumoral para essa doença. Entretanto, sua quantidade pode aumentar em cânceres no pulmões, pâncreas, mama, por exemplo. Portanto, o exame CA-125 serve para medir a quantidade dessa proteína no sangue, principalmente para acompanhar o tratamento contra o câncer de ovário e endométrio e avaliar se há risco desses cânceres voltarem depois do tratamento. Por não ser uma proteína específica para esses tipos de cânceres como pode ser visto acima, esse exame não é usado para o diagnóstico da doença, somente para seu acompanhamento. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME EXAME CA-125?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME CA-125?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME CA-125?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame CA-125.

O EXAME CA-125 PRECISA DE PREPARO?

Para esse exame é recomendado a suspensão do uso de Biotina (vitamina B7), assim como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta, pois a Biotina pode alterar nos resultados do exame.

QUANDO É FEITO O EXAME CA-125?

O exame CA-125 pode ser solicitado pelo médico quando a mulher que já tem o câncer no ovário ou no endométrio confirmado, para que seja iniciado o tratamento. Durante o tratamento para monitorar a sua resposta e após o tratamento para monitorar as chances desses cânceres voltarem. O seu aumento no sangue  após a cura pode indicar que o câncer voltou. Além disso, pode ser feito em mulheres regularmente, que já possuem histórico na família para esse tipo de doença, para monitorar a quantidade de CA-125, pois as mesmas têm risco de desenvolver a doença, Esse exame não serve para a confirmação do diagnóstico, é necessário ser feito outros exames.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE CA-125 NO SANGUE?

O valor de CA-125 no sangue é considerado normal até 35.00 U/mL. Um resultado acima de 35.00 U/mL são considerados altos. Isso não necessariamente significa que haja câncer. Outras causas de aumento são: gravidez, menstruação, endometriose, doença inflamatória pelvica, fibrose uterina, entre outros. É importante ter acompanhamento médico caso haja valores aumentos dessa proteína no sangue, somente ele é capaz de dar o diagnóstico correto.

O EXAME CA-125 TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de Antígeno carcinoembrionário soro, Marcador tumoral CA-125, CA ovário, Antígeno de câncer 125, CA 125-2, CA 125 II, entre outros. 

MEU CA-125 ESTÁ AUMENTADO, SIGNIFICA QUE TENHO CÂNCER?

Nem sempre um CA-125 aumentado significa que é câncer, pois ele pode aumentar em outras situações, como no início da gravidez ou durante a menstruação. Em algumas doenças também pode ocorrer esse aumento, como fibrose uterina ou alguma doença inflamatória da pelve, por exemplo. Por isso o CA-125 não é específico para o câncer e não é usado para o diagnóstico, apenas para o auxílio dele. Sendo assim, é muito importante que os resultados sejam interpretados por um médico.