Exame Antígeno HE4

PARA QUE SERVE O EXAME ANTÍGENO HE4?

O antígeno HE4 é uma proteína produzida pelas células epiteliais do câncer de ovário, seu aumento no sangue é um um sinal de câncer no ovário epitelial, principalmente nos estágios iniciais da doença. Além disso, ele é útil para acompanhar o tratamento de câncer de ovário e avaliar o grau de disseminação de massas ovarianas, ou seja, se ele pode se espalhar para outros órgãos, e ainda determina se a massa tem probabilidade de ser maligna, funcionando como um indicador de malignidade. Portanto, o exame HE4 serve para avaliar a quantidade desse antígeno no sangue para auxiliar casos de câncer no ovário epitelial em mulheres.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME EXAME ANTÍGENO HE4?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, sendo assim, é recomendado buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTÍGENO HE4?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTÍGENO HE4?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame HE4.

O EXAME ANTÍGENO HE4 PRECISA DE PREPARO?

O exame HE4 não necessita de nenhum preparo..

QUANDO É FEITO O EXAME ANTÍGENO HE4?

O exame Antígeno HE4 é solicitado pelo médico quando uma mulher está com câncer epitelial de ovário, sendo feito normalmente junto com exame CA-125, outro marcador tumoral de câncer no ovário, para ver se essas proteínas estão sendo produzidas pelo câncer. A combinação desses marcadores aumenta a precisão do exame. Se as concentrações forem elevadas antes do tratamento, o HE4 e o CA-125 podem ser feitos regularmente após o tratamento para determinar a alteração dos resultados do teste e monitorar a volta do câncer doença, sendo feito também para avaliar o grau de disseminação de massas ovarianas, ou seja, se ele pode se espalhar para outros órgãos, e ainda determina se a massa tem probabilidade de ser maligna, funcionando como um indicador de malignidade.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DO ANTÍGENO HE4 NO SANGUE?

A quantidade normal de HE4 no sangue, vai de acordo com o valor de referências, que podem ser observados abaixo. Esses valores são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Vale ressaltar que é importante ter acompanhamento médico caso haja valores aumentos dessa proteína no sangue, somente ele é capaz de interpretar o exame corretamente.

  • Mulheres na pré-menopausa: Inferior a  92,1 pmol/L;
  • Mulheres na pós-menopausa: Inferior a 121,0 pmol/L.

O EXAME ANTÍGENO HE4  TEM OUTRO NOME?

Sim, este exame também pode ser chamado de Marcador Tumoral de Ovário HE4, Índice de risco de neoplasia epitelial de ovário, entre outros.