Exame preventivo (Papanicolau)
PARA QUE SERVE O EXAME PREVENTIVO (EXAME DE PAPANICOLAU)?
O exame preventivo também conhecido como Papanicolau, é uma exame ginecológico que tem como principal objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais de infecção causada pelo vírus Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. Entretanto, ele também detecta se há infecções causadas por outros microrganismos que são transmitidas sexualmente e que prejudicam os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.
QUAL O PREÇO E O PRAZO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
O preço do exame preventivo em clínicas particulares custam em média a partir de R$ 100,00 reais. Porém, o SUS oferece gratuitamente esse exame para as mulheres, basta ir em um posto de saúde de sua referência. O prazo para a entrega dos resultados pode variar, mas ficam prontos em média a partir de 7 dias.
COMO O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) É FEITO?
O médico ginecologista irá pedir que a mulher se deite na posição ginecológica em uma maca e levante as pernas, que ficarão apoiadas em um suporte para que fiquem firmes. Em seguida o ginecologista irá abrir o caminho introduzindo um aparelho chamado espéculo que lembra muito um bico de papagaio. Com a ajuda deste aparelho será colocado uma espátula e cerda para coletar o material da parede vaginal e do colo do útero. É normal que durante o procedimento sinta um leve incômodo e desconforto. O material colhido será enviado para o laboratório onde será analisado.
É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
Sim, há algumas orientações como:
- Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
- Não utilizar duchas de higiene íntima;
- Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.
QUEM DEVE FAZER O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade.
QUANTAS VEZES POR ANO É NECESSÁRIO FAZER O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
O Ministério da Saúde recomenda que os dois primeiros exames preventivos sejam feitos uma vez por ano, se os resultados deram negativo para qualquer doença, o exame pode ser feito a cada 3 anos. Caso o resultado do exame apresente alterações, o exame deve ser feito a cada 6 meses para acompanhamento mais rígido do quadro.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EXAME PREVENTIVO CONVENCIONAL PARA O EXAME PREVENTIVO EM MEIO LÍQUIDO?
A diferença entre os dois exames se inicia na hora da coleta da amostra, no preventivo convencional são usados dois dispositivos para a coleta e em seguida uma parte dessa amostra é fixada em uma lâmina e depois coradas para a análise. No preventivo em meio líquido, apenas um dispositivo de coleta é utilizado. A amostra coletada será toda colocada em um recipiente contendo um líquido especial para preservar a amostra e 100% dela é enviada ao laboratório para o processamento, permitindo que não haja perda de células de interesse diagnósticos.
A coleta em meio líquido foi desenvolvida na tentativa de diminuir as falhas do preventivo convencional, por apresentar uma melhor disposição celular, facilitando a leitura da lâmina e interpretação dos resultados. Como a amostra no preventivo em meio líquido é imediatamente colocada num líquido conservante, a fixação e a coloração são constantes e de melhor qualidade que as geralmente observadas nos preparados convencionais, evitando, consequentemente, perdas indesejáveis da amostra celular e também possibilita a preparação de lâminas adicionais em casos de necessidades para realizadas testes moleculares para papilomavírus humano (HPV) e outros microorganismos, com apenas uma coleta. A técnica convencional apresenta algumas limitações, como má distribuição da amostra na lâmina, presença de células em excesso, prejudicando a análise, além de fatores como a coleta da amostra, secagem ou má fixação do material na lâmina, entre outros.
POSSO FAZER O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) MENSTRUADA?
Não, o exame preventivo deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
QUAIS DOENÇAS O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU) DETECTA?
Além de ser o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que podem se tornar câncer, o exame também pode detectar outras doenças, como:
- Clamídia;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- Candidíase;
- Tricomoníase;
- Detectar presença de nódulos ou cistos.
MULHERES GRÁVIDAS PODEM FAZER O EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
Em caso de gravidez, é recomendado que faça o exame apenas até o quarto mês de gestação. Ele não causa nenhum problema ao útero ou ao bebê. Após o parto, é necessário aguardar entre seis e oito semanas para o exame novamente. É importante que seja feito, pois caso sejam identificadas alterações, pode ser iniciado o tratamento mais adequado para evitar complicações para o bebê.
COMO SÃO OS RESULTADOS DO EXAME PREVENTIVO (PAPANICOLAU)?
Em relação ao diagnóstico do câncer de colo de útero, existem três possíveis resultados para o exame:
- Negativo para câncer: no caso de ser o primeiro resultado negativo, o exame deverá ser repetido depois de um ano. Se já tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame preventivo deverá realizado novamente em três anos;
- Infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: neste caso o exame preventivo deve ser repetido em seis meses;
- Lesão de alto grau: o médico decidirá a melhor conduta. Serão necessários outros exames, como a colposcopia.
- O exame também pode detectar a presença de bactérias, fungos ou anormalidades encontradas na amostra coletada, quanto a isso existem várias possibilidades de resultados e somente o ginecologista pode interpretar os resultados corretamente.