Exame IgE Total

PARA QUE SERVE O EXAME IgE TOTAL?

As imunoglobulinas são anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico em resposta a alguma ameaça detectada no corpo, como vírus e bactéria, por exemplo, elas atuam combatendo essas ameaças. As imunoglobulinas E (IgE) são produzidas normalmente em resposta a reações alérgicas, incluindo a asma e com menos intensidade, contra parasitas e sua quantidade no sangue aumenta devido a isso. Portanto, o exame de IgE total serve para avaliar a quantidade de imunoglobulinas E no sangue, para verificar a ocorrência de alergias e às vezes infecções parasitárias. Porém, esse exame não fornece informações sobre o tipo de alergia, somente que você é alérgico a alguma coisa, sendo necessário a realização de outros exames, como a dosagem de IgE específica.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME IgE TOTAL?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 15,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME IgE TOTAL?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME IgE TOTAL?

Não é necessário fazer jejum para o exame IgE Total.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME EXAME IgE TOTAL?

O exame IgE Total não necessita de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME IgE TOTAL?

O exame de IgE pode ser solicitado pelo médico quando a pessoa apresentar sintomas constantes que sugerem a presença de alergias, como coceira nos olhos, na pele, espirros, tosse, vômito, diarréia e urticária, por exemplo. Às vezes, o exame de IgE pode ser pedido pelo médico, caso a pessoa esteja com diarreia persistente que possivelmente está sendo causada por uma infecção parasitária.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DE IMUNOGLOBULINA E (IgE) NO SANGUE?

Os valores de IgE normais no sangue variam de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório em que será feito o exame, pois os valores de referência podem ser diferentes. Portanto, os valores abaixo são apenas um guia:

IdadeValores
0 – 12 mesesAté 20,00 UI/ml
1 – 3 anosAté 85,00 UI/ml
4 – 10 anosAté 146,00 UI/ml
11 – 18 anosAté 159,00 UI/ml
AdultosAté 100,00 UI/ml

Quando há um aumento de IgE, provavelmente a pessoa tem algum tipo de alergia, não revelando a que exatamente. Isso serve também para infecções parasitárias, o resultado não pode ser utilizado para determinar qual é o tipo de infecção. Um valor normal, é menos provável que a pessoa não tenha alergia, porém a quantidade pode ter caído devido ao tempo inicial que a pessoa ficou exposta ao possível alérgeno. Apesar da principal causa do aumento de IgE serem as alergias, há outros fatores que também podem ocasionar o seu aumento, como a asma, rinite alérgica, eczema atópico, Síndrome “Hiper-IgE e aspergilose broncopulmonar (doença pulmonar causada por fungos), por exemplo. Vale ressaltar que somente um médico pode diagnosticar corretamente a causa para o aumento da quantidade de imunoglobulina E no sangue.

O QUE É ALÉRGENO?

Alérgeno, é o termo usado para substâncias que causam a reação alérgica em algumas pessoas, podendo ser o pólen, fungos, pelo de cachorro e gato, plantas, alimentos, veneno de alguns insetos, remédios, entre outros. Em casa, os alérgenos encontrados mais frequentemente são os tão conhecidos “ácaros”.