Exame IgE Específica

PARA QUE SERVE O EXAME IgE ESPECÍFICA?

As imunoglobulinas são anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico em resposta a alguma ameaça detectada no corpo, como vírus e bactéria, por exemplo, elas atuam combatendo essas ameaças. As imunoglobulinas E específicas (IgE) são produzidas em resposta a uma reação alérgica, diante de uma determinada substância que está causando a alergia, a sua quantidade no sangue aumenta devido a isso. Portanto, o exame de IgE específico serve para identificar esse tipo de anticorpo para descobrir a causa específica da alergia

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME IgE ESPECÍFICA?

O preço do exame dependerá de qual substância específica (alérgeno) que o médico suspeita que está causando a alergia e que será avaliado, assim como o prazo para entrega dos resultados. Sendo assim, é importante buscar essa informação com o laboratório em que será feito o exame.

COMO É FEITO O EXAME IgE ESPECÍFICA?

O exame é feito de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida, o médico seleciona a substância específica que ele suspeita que está causando a alergia para serem testadas com o sangue da pessoa. Um exemplo, se o médico suspeita que você tem alergia ao camarão, ele irá testar esse alérgeno (substância que causa a alergia) com seu sangue através de técnicas feitas no laboratório, para verificar se ele produzirá imunoglobulina E específica contra essa substância. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME IgE ESPECÍFICA?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame IgE específica, porém alguns laboratórios podem solicitar, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame. 

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME IgE ESPECÍFICA?

O exame IgE específica não necessita de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME IgE ESPECÍFICA?

O exame IgE específica é solicitado pelo médico para identificar a substância específica que está causando a reação alérgica, a partir dos sintomas sugestivos a essa alergia, que a pessoa apresenta. Sendo útil no diagnóstico de alergias respiratórias, na pele, alergia a alimentos, picada de insetos, ácaros, pólen, pó domiciliar e remédios. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME IgE ESPECÍFICA?

Anticorpo IgE específica detectado: Significa que foram produzidos anticorpos contra o alérgeno específico testado, ou seja, a pessoa apresenta alergia a aquela determinada substância.

Anticorpo IgE específica não detectado: Significa que a pessoa não produziu anticorpos para substância específica testada, ou seja, a pessoa não tem alergia a essa substância. A alergia pode estar sendo causada por outro alérgeno.

O QUE É ALÉRGENO?

Alérgeno, é o termo usado para substâncias que causam a reação alérgica em algumas pessoas, podendo ser o pólen, fungos, pelo de cachorro e gato, plantas, alimentos, veneno de alguns insetos, remédios, entre outros. Em casa, os alérgenos encontrados mais frequentemente são os tão conhecidos “ácaros”.