Exame FSH (Hormônio folículo-estimulante)

PARA QUE SERVE O EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE)?

O LH é um hormônio produzido por uma glândula chamada hipófise, que fica localizada  no cérebro, ele tem um papel fundamental para as mulheres, sendo responsável pelo desenvolvimento dos óvulos e nos homens ele atua na produção de espermatozóides, ou seja, é importante para a fertilidade feminina e masculina. Alterações desse hormônio no organismo podem indicar problemas à saúde, como infertilidade, distúrbios na hipófise, doenças no ovário ou no testiculo, por exemplo. O exame de FSH, serve para medir a quantidade desse hormônio no organismo, para auxiliar no diagnóstico desses problemas.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 15,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Algumas vezes pode ser pedida uma amostra de urina aleatória, ou seja, de qualquer hora ou uma colheita de urina de 24 horas, ou seja, todas as vezes que for urinar, o líquido deve ser coletado durante 24 horas e armazenado em um recipiente. A coleta deve ser feita preferencialmente até o quinto dia após o início do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme solicitação médica.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE)?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame FSH.

O EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE) PRECISA DE PREPARO?

O uso de biotina (vitamina B7) e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. É importante informar a data da última menstruação quando realizar o exame. Mulheres também devem avisar ao médico sobre o uso de anticoncepcionais, pois podem influenciar no resultado do exame.

QUANDO É FEITO O EXAME FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE)?

O exame é solicitado pelo médico para homens e mulheres, normalmente junto com o exame de LH, pois ambos investigam a saúde da hipófise. É feito para ajudar a determinar a causa de infertilidade em homens e mulheres, puberdade precoce em crianças, diagnosticar doenças no ovário e no testiculo, confirmar a menopausa. Além disso, pode ser feito para diagnosticar outros problemas como:

  • Irregularidades na menstruação;
  • Impotência sexual;
  • Presença de possíveis tumores;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Atraso da puberdade, entre outros.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE NO ORGANISMO?

Em homens, os resultados até 10,0 UI/L. estão dentro da faixa normal. Em mulheres, os valores devem estar de acordo com o período do ciclo menstrual, que podem ser consultados abaixo. Valores alterados devem ser acompanhados por um médico, pois somente ele pode interpretar os resultados corretamente e definir o diagnóstico. Os valores podem variar de um laboratório para o outro.

– Fase folicular: até 12,0 UI/L

– Fase lútea: até até 12,0 UI/L

– Pico ovulatório: 12,0 a 25,0 UI/L

– Menopausa: acima de acima de 30,0 UI/L

– Crianças antes da puberdade: até 4,0 UI/L

O EXAME DE  FSH (HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE) TEM OUTRO NOME?

Sim, este exame também pode ser chamado de Gonadotrofina hipofisária, Hormônio folículo estimulante, Foliculina , entre outros.

ALGUM MEDICAMENTO PODE INTERFERIR NOS RESULTADOS DO EXAME DE HORMÔNIO LUTEINIZANTE (LH)?

Alguns medicamentos podem causar aumento do FSH, tais como cimetidina, clomifeno, digitálicos e levodopa. Outras podem diminuir o FSH, tais contraceptivos orais, fenotiazinas e tratamentos hormonais. Além disso, se a pessoa fez recentemente um exame de cintilografia, os radioisótopos utilizados no exame podem interferir com os resultados do teste de FSH.