Vitamina C (Ácido Ascórbico)

PARA QUE SERVE O EXAME DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

A dosagem de ácido ascórbico, ou vitamina C, serve para avaliar a ausência e a baixa ingestão dessa vitamina no sangue e que consequentemente causam problemas à saúde.

QUAL O PREÇO DO EXAME DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas custam em média a partir de R$ 40,00 reais.

COMO É FEITO O EXAME DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

O exame é feito de forma simples e rápida, sendo necessário coletar uma amostra de sangue da veia do braço do paciente, para obter a amostra.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

Não é necessário nenhum preparo e nem estar em jejum, porém alguns laboratórios solicitam o jejum. Sendo assim, é importante se informar com o laboratório em que será feito o exame.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) NO ORGANISMO?

Os valores normais de vitamina C (ácido ascórbico) devem ser entre 4,6 e 15 mg/L. Entretanto, esses valores podem variar de um laboratório para o outro. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

O QUE É VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente naturalmente presente nos alimentos, especialmente nas frutas cítricas, como a laranja ou em vegetais, como o brócolis, além de suplementos alimentares. Essa vitamina é muito importante para a produção de proteínas, hormônios e colágeno e também é considerado um poderoso antioxidante.

O QUE PODE CAUSAR A BAIXA QUANTIDADE DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) NO ORGANISMO?

A baixa quantidade de vitamina C, leva ao desenvolvimento de uma doença chamada Escorbuto, cujo seus principais sintomas são hemorragias, alteração das gengivas e diminuição da imunidade às infecções. Entretanto, atualmente é raro alguém adquirir essa doença devido a grande oferta da vitamina C em alimentos e suplementos alimentares. Essa doença se apresenta em pessoas com hábitos alimentares muito ruins, alcoolismo e insuficiência renal. A deficiência de vitamina C, ainda, é observada em pessoas com anorexia. Além disso, pode provocar cansaço e comprometer o humor e nos casos mais graves, histeria e depressão.

O QUE PODE CAUSAR O EXCESSO DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO) NO ORGANISMO?

O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia.

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)?

O prazo pode variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas ficam prontos em média a partir de 2 dias úteis.