Pesquisa de Rotavírus nas fezes

 PARA QUE SERVE A PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

O Rotavírus é um vírus causador de diarreia grave em crianças, principalmente em crianças menores de 5 anos, em adultos a doença é mais rara, mas são registradas. A pesquisa de Rotavírus nas fezes é um exame que tem como objetivo identificar o vírus causador dessa doença nas fezes de pessoas que foram infectadas por ela, permitindo um diagnóstico precoce e diferenciando de outros causadores de gastroenterites agudas, para dar início ao tratamento adequado para a doença. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO DA ENTREGA DOS RESULTADOS DA PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente podem ser entregues em 24 horas.

COMO É FEITA A PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

O exame é feito através das fezes, é necessário que a própria pessoa coloque as fezes em um um copo descartável de 500 ml e em seguida transferir uma parte da mesma, mais ou menos uma colher, para um frasco que normalmente é fornecido pelo laboratório. As fezes devem ser entregues ao laboratório em até duas horas após terem sido coletadas se estiverem em temperatura ambiente, se estiverem refrigeradas são 12 horas e congeladas em até 24 horas. Em casos de bebês que usam fraldas e as fezes estiveram na fralda e não foram colocadas no frasco, devem ser entregues ao laboratório em até duas horas.

É NECESSÁRIO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

Não é necessário estar em jejum.

QUANDO DEVE SER FEITA A PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

O médico solicita o exame quando a pessoa apresenta sintomas característicos da doença, para confirmar  suspeita. Os sintomas incluem febre, vômitos, dor abdominal e diarréia (fezes líquidas e em grande quantidade. O exame é feito na fase aguda da doença, do primeiro ao quarto dia de sintomas, período em que é possível detectar o vírus nas fezes.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES?

O resultado mostrará se o Rotavírus foi detectado nas fezes. Vale mencionar que todo resultado deve ser interpretado por um médico.

Negativo: O Rotavírus não é o motivo dos sintomas causados, ou seja, não foi detectado esse vírus nas fezes. A causa pode ser devida a alguma bactéria ou outro vírus.

Positivo: Foi detectado o Rotavírus nas fezes, confirmando a infecção por esse vírus.

COMO O ROTAVÍRUS É TRANSMITIDO?

A transmissão ocorre fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado pelas fezes, podendo entrar em contato com a pessoa através das mãos sujas ou a ingestão de água e alimentos contaminados.

A PESQUISA DE ROTAVÍRUS NAS FEZES TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de Duvírus, gastroenterite infantil, pesquisa de vírus da gastroenterite infantil, entre outros.