Teste de Glicemia capilar
PARA QUE SERVE O TESTE DE GLICEMIA CAPILAR?
O teste de glicemia capilar serve para medir os níveis de açúcar no sangue, em determinados momentos do dia, através de uma simples furadinha no dedo. Para isso, é utilizado um aparelho chamado glicosímetro, onde é colocada uma gotinha de sangue e o resultado é revelado na hora, indicando se o açúcar no sangue está alto (hiperglicemia), baixo (hipoglicemia) ou normal, ajudando a monitorar esses níveis de açúcar.
COMO É FEITO O TESTE DE GLICEMIA CAPILAR?
O teste de glicemia capilar é feito com um aparelho chamado glicosímetro, por meio de uma gotinha de sangue. Para isso, é necessário furar a ponta do dedo com uma lanceta (agulha) descartável. Essa gotinha de sangue será colocada em uma fita teste e inserida no aparelho para fazer a medição do açúcar no sangue. Siga as seguintes instruções:
- Lave as mãos antes de furar o dedo;
- Insira a fita teste no aparelho;
- Fure o dedo, de preferência na lateral dele e não no meio, para diminuir a dor;
- Encoste a gota de sangue na fita teste, até preencher o local indicado;
- Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho;
- Quando for repetir o teste, evite furar no mesmo local;
- É importante sempre ler as instruções que vem junto com o aparelho para fazer o teste da forma correta.
QUANDO DEVE SER FEITO O TESTE DE GLICEMIA CAPILAR?
A dosagem de glicemia capilar é mais indicada para pessoas que já possuem diabetes, pré-diabetes e hipoglicemia (açúcar baixo), para ajudar a monitorar e alertar possíveis alterações da glicose. As dosagens são normalmente feitas antes e depois das refeições, para se ter um controle da glicose e, assim, fazer ajustes nas refeições para o açúcar manter-se equilibrado ou ajudar na mudança da dosagem do medicamento, caso precise. Os horários para medir a glicose podem ser feitos em outros momentos do dia, conforme o médico solicitar, como fazer em jejum ou antes de dormir, por exemplo.
O TESTE DE GLICEMIA CAPILAR PODE SER FEITO EM OUTRAS PARTES DO CORPO?
Sim, alguns aparelhos têm formas diferentes de funcionar e há aparelhos que permitem realizar o teste em outros locais do corpo, além do dedo. Pode ser feito no braço, onde é acoplado um sensor que mede a glicemia constantemente durante o dia e a noite. Consulte seu médico.
O TESTE GLICEMIA CAPILAR É FEITO SÓ EM CASA?
Não, eles podem ser feitos em casa pela própria pessoa, mas também podem ser feitos em postos de saúde e em hospitais quando necessário. Além disso, têm farmácias que fazem o teste.
QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE GLICOSE NO SANGUE?
Os resultados do teste de glicemia capilar devem ser comparados com os valores de referência glicemia.
Glicemia normal | Glicemia alterada | Diabetes | |
Em Jejum | Inferior a 99 mg/dl | Entre 100 e 125 mg/dl | Superior a 125 mg/dl |
2 horas após as refeições | Inferior a 200 mg/dl | Superior a 200 mg/dl | |
Recém-nascidos | entre 50 e 80 mg/dL. |
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TESTE DE GLICEMIA CAPILAR E O TESTE DE GLICEMIA FEITO EM LABORATÓRIO?
O teste de glicemia capilar é feito com o glicosímetros e utilizam o sangue capilar, dos pequenos vasos das pontas dos dedos e a glicemia realizada em laboratório utiliza o sangue coletado em uma veia do braço da pessoa. Normalmente, os resultados da glicemia capilar são um pouco maiores que a glicemia venosa, devido a alguns fatores, mas são muito semelhantes. A vantagem do teste de glicemia capilar, é que permite monitorar o açúcar a todo momento, ajudando-o a controlá-lo e o glicosímetro pode ser usado pela própria pessoa, o teste feito no laboratório, somente um profissional pode fazer e é quase que impossível ir ao laboratório toda hora para fazer o teste e monitorar a glicose.
COMO EVITAR ERROS NA HORA NA LEITURA DO TESTE DE GLICEMIA CAPILAR COM GLICOSÍMETRO?
O glicosímetro é um aparelho preciso, os erros costumam acontecer devido a procedimentos incorretos, então é importante seguir algumas recomendações:
- Limpar adequadamente o aparelho conforme instruções de uso;
- Não usar as fitas fora da validade;
- Calibrar o glicosímetro conforme as fitas de testes usadas;
- Nunca tocar nas tiras com os dedos úmidos, seja com água ou álcool. A umidade altera as tiras, levando a resultados errados;
- Peça ajuda ao seu médico para usar o aparelho corretamente e buscar mais informações.