Hemoglobina Glicada

PARA QUE SERVE O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é um dos principais exames indicados para investigar a diabetes e pré-diabetes e serve para dosar a hemoglobina glicada no sangue. A hemoglobina é encontrada dentro das hemácias e tem como função transportar oxigênio para o corpo, ela também pode se ligar à glicose e outros açúcares, formando a hemoglobina glicada. A hemoglobina glicada revela o histórico da glicose no sangue dos últimos 3 meses, pois a hemácia tem um período de vida de 90 a 120 dias. Esse histórico é importante para acompanhar pacientes diabéticos e avaliar a eficácia do tratamento.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 18,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

Não é necessário estar em jejum para o exame de hemoglobina glicada. Aliás, não adianta reduzir o consumo do açúcar na semana do exame, pois a hemoglobina glicada revela o histórico da glicose no sangue dos últimos 3 meses. 

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

O exame de hemoglobina glicada não precisa de preparo, porém é importante informar o uso de medicamentos, pois o exame pode ser usado para acompanhar o tratamento da diabetes.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA?

Esse exame é solicitado pelo médico para avaliar o tratamento da diabetes e para auxiliar na identificação de pacientes que têm a doença e ainda não sabem. Quando a diabetes não é tratada ela pode trazer riscos à saúde como doença renal, disfunção sexual, problemas oculares e cardiovasculares. 

Em casos em que o paciente apresenta a diabetes  e a mesma está estável, ou seja, está controlada, o ideal é realizar o exame a cada 6 meses. Porém em casos em que a diabetes não está controlada, o ideal é que seja feito a cada 3 meses.

O QUE É A HEMOGLOBINA GLICADA?

Hemoglobina (Hb) é uma proteína presente em nossas hemácias, é ela que dá ao sangue a cor vermelha. Sua função é transportar oxigênio no sistema circulatório. Denomina-se hemoglobina glicada (HbA1c) a fração da hemoglobina que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia – 90 a 120 dias em média – a hemoglobina vai ligando a  glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Quanto maior for o nível de glicose no sangue, maior será a ligação da glicose com a hemoglobina e, consequentemente, maior o nível de hemoglobina glicada.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA E O DE GLICOSE (GLICEMIA)?

Os dois exames são essenciais para pra avaliar os níveis de glicose no sangue, porém o exame de glicose irá avaliar os níveis glicêmicos na hora do teste e nele é necessário jejum de 8 a 12 horas, já o exame de hemoglobina glicada irá avaliar os níveis glicêmicos dos últimos 3 meses e não precisa de jejum. Muitas pessoas que possuem diabetes costumam fazer uma dieta equilibrada para que na hora do exame os níveis de glicose estejam controlados, com o exame de hemoglobina glicada por mais que seja feita a dieta, ele irá mostrar como os níveis de glicose estavam durante 3 meses anteriores ao exame, por isso ele é muito usado para controlar a diabetes. Ambos os exames servem para diagnosticar o diabetes ou a pré-diabetes.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DE HEMOGLOBINA GLICADA NO SANGUE?

O valor normal da hemoglobina é diferente em pacientes saudáveis e diabéticos. 

Pacientes saudáveis:

Nível normal = 4,5 a 5,6%

Pré-diabetes = 5,7 a 6,4%

Diabetes = superior a 6,5%

Pacientes diabéticos:

Nível controlado = 6,5 a 7,0%