Exame de Curva Glicêmica ou TOTG

PARA QUE SERVE O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

O exame de tolerância à glicose serve para analisar a concentração de glicose no sangue, logo após a ingestão de uma carga maior de glicose advindo de um líquido açucarado que o laboratório fornece para o paciente tomar. Assim o médico irá avaliar como o organismo reage a essas elevadas concentrações de glicose no sangue. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 40,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 2 dias úteis.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

Para todas as idades é necessário jejum mínimo de 8 a 14 horas. É importante se informar com o médico ou o laboratório que será feito o exame, quanto ao jejum necessário.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

Além do jejum de  de 8 a 14 horas, há as recomendações abaixo:

– Anotar medicamento(s) do (s) último(s) 7 dias(s);

– Comer normalmente antes do jejum, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame;

– Não fazer uso de laxante na véspera do exame;

– Não fazer esforço físico antes do exame (no mesmo dia do exame);

– Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção /ou sobrecarga / curva (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarreia após a realização de qualquer uma delas, deve-se cancelar as demais e marcá-las somente após 3 dias do quadro de diarréia;

– Não fumar antes do exame;

– Havendo algum exame de urina para realizar na mesma ocasião, a coleta deve ser feita antes do início da curva glicêmica;

– Não pode comer qualquer tipo de alimento durante o exame.

COMO É FEITO O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

O exame é feito através de coletas de sangue de uma veia do braço do paciente. A primeira coleta será feita com o paciente em jejum para saber os níveis de glicose naquele momento, logo em seguida o laboratório fornecerá ao paciente uma garrafinha contendo um líquido açucarado com uma certa quantidade de glicose. Após o consumo algumas coletas de sangue serão feitas de acordo com a recomendação do médico, normalmente são realizadas 3 coletas até que sejam completadas 2 horas da ingestão da bebida ou em alguns casos pode ser feito mais coletadas de acordo com o médico. As amostras de sangue serão analisadas para saber como o organismo reagiu após o consumo do líquido açucarado nos tempos em que foram coletados o sangue.

Ao longo do exame o paciente deve ficar sentado ou da maneira que se sentir mais confortável, porque devido ao longo tempo de jejum pode ocasionar em tonturas e enjoo devido ao consumo na bebida, em alguns casos.

Para gestantes o exame ocorre da mesma maneira ou conforme recomendação médica.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

Pode ser solicitado pelo médico para investigar uma possível diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas. Além disso, esse exame é muito importante na gestação, onde é solicitado no pré-natal, pois a diabetes gestacional pode apresentar riscos à mãe e o bebê. Vale ressaltar que esse exame normalmente é solicitado junto com o teste de glicemia (glicose) em jejum, para avaliar os níveis de glicose alterados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG) PARA GESTANTES?

O controle da glicose e uma possível diabetes gestacional são fundamentais para uma gravidez saudável, já que a elevação de glicose nesse período pode trazer sérios riscos à saúde do bebê, aumentando o risco de parto prematuro e hipoglicemia neonatal, por exemplo. Normalmente o exame é solicitado próximo aos 6 meses de gestação (24 a 28 semanas)podendo também ser solicitado caso o médico ache necessário até o final da gravidez. 

HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA FAZER O EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

Sim, o exame não é realizado em pacientes com diagnóstico atual de diabetes e nem em pacientes  que fazem o uso de insulina. Além disso, crianças menores de 9 anos de idade que não consigam ficar no período sem se alimentar para realizar o exame, o tempo de jejum deve ser orientado pelo médico que solicitou o exame.

QUAIS OS RESULTADOS DO EXAME DE CURVA GLICÊMICA (TOTG)?

A interpretação da curva glicêmica após 2 horas é da seguinte forma:

  • Normal: inferior a 140 mg/dl;
  • Tolerância diminuída à glicose: entre 140 e 199 mg/dl;
  • Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Quando o resultado é a tolerância diminuída à glicose, significa que há um grande risco de desenvolver diabetes, podendo ser considerada uma pré-diabetes. Além disso, somente uma amostra deste exame não é suficiente para o diagnóstico da doença, devendo-se ter uma coleta da glicose em jejum em outro dia para confirmar.