Teste para Dengue qualitativo

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater o vírus da Dengue no organismo. Os anticorpos IgG e IgM, tem como principal função proteger o nosso corpo contra agentes infecciosos. Esse exame serve para detectar a presença desses anticorpos no sangue e diagnosticar rapidamente pessoas que foram infectadas ou infectadas novamente pelo vírus da Dengue, em até 20 minutos, através de uma simples furadinha no dedo. Um diagnóstico rápido e preciso é muito importante para uma rápida tomada de decisão e salvar vidas

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 50,00 reais, porém, o teste rápido é gratuito e pode ser feito nos postos de saúde do Brasil. Os resultados podem ser revelados em menos de 20 minutos, porém a entrega do laudo com o resultado pode ser feita em menos de 1 hora, dependendo do local em que será feito o teste.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente. Porém, o teste também pode ser feito através de uma coleta de sangue normal, em uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

Não é preciso fazer jejum para o teste rápido para Dengue (IgG e IgM).

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior. Mas é necessário informar ao seu médico se você tomou a vacina contra Febre Amarela e quando a tomou, pois ela pode alterar o resultado dos exames.

QUANDO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

O teste rápido para a Dengue IgG e IgM é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sinais e sintomas sugestivos de Dengue como febre, cansaço, dor no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas no corpo, por exemplo. O exame deve ser feito a partir de 6 a 7 dias do início dos sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM aparecem no sangue, indicando a fase aguda da doença, por esse motivo o exame não deve ser feito antes, pois o resultado pode dar um falso-negativo, já os anticorpos IgG aparecem no sangue depois, indicando uma infecção antiga, mas, a partir do 8º a 10º dia de sintomas já pode dar positivo para uma doença recente e permanecem por toda a vida, ou seja, mesmo após a cura da doença seu exame será positivo. Caso você já tenha sido infectado pelo vírus da Dengue e suspeita que tenha sido infectado de novo, este exame deve ser feito, pois quando a pessoa é infectada por um sorotipo de vírus diferente do da primeira infecção, existe a possibilidade de a infecção evoluir para um quadro hemorrágico (dengue hemorrágica).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ANTICORPOS IGG E IGM?

Os anticorpos IgM são os primeiros a serem detectados no sangue após uma infecção, eles são os primeiros a serem produzidos pelo sistema imunológico para combatê-la. No caso da Dengue, a sua detecção no sangue indica uma infecção ativa ou recente, por isso essa sorologia é feita com mais frequência para diagnóstico de Dengue. Os anticorpos IgG aparecem um pouco depois e são responsáveis pela proteção do organismo a longo prazo e neste caso, a sua presença no sangue indica uma infecção recente ou que já passou.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA DENGUE (IGG E IGM)?

O resultado irá mostrar se os anticorpos IgG e IgM foram detectados no sangue, o anticorpo que é mais relevante é o IgM pois indica uma infecção aguda ou recente, então é importante para confirmar o diagnóstico da Dengue. 

IgM negativo e IgG negativo: Um resultado negativo sugere que a dengue não é a causa dos sintomas atuais. No entanto, não é possível descartar Dengue com um resultado negativo se os sintomas já têm mais de sete dias de duração ou o exame pode ter sido feito antes da produção de IgM, dando um resultado falso-negativo, o exame deve ser repetido após 3 a 5 dias se ainda houver suspeita de infecção por dengue.

IgM positivo e IgG negativo: Indica uma infecção atual, ou seja, sugere que você tem dengue.

IgG positivo e IgM negativo: Indica uma infecção passada, ou seja, a pessoa já teve Dengue e já se curou.

IgG positivo e IgM positivo: Indica infecção primária tardia ou secundária recente por Dengue.

Às vezes o resultado pode ser inconclusivo e não permite determinar a causa dos sintomas, o exame pode ser feito novamente caso o médico julgue necessário.

SE EU TIVER DENGUE, POSSO PEGÁ-LA NOVAMENTE?

Sim. Existem quatro tipos (sorotipos) do vírus da dengue. Você pode ser infectado com um sorotipo e depois ser infectado com um sorotipo diferente. Não há imunidade de proteção para todos os vírus da dengue quando você é exposto a um sorotipo pois tratam de sorotipos diferentes, então você terá imunidade para aquele sorotipo que você foi infectado e consequentemente você pode ser infectado por outro sorotipo. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. Além disso, uma infecção causada pelo vírus da Dengue geralmente está associada a uma doença mais grave.

O TESTE RÁPIDO PARA DENGUE É CONFIÁVEL?

Sim, eles são confiáveis, a maioria dos testes oferecidos de diferentes marcas possui sensibilidade maiores que 90% e especificidade em 100%. Além de oferecer resultados rápidos.