Exame de pré-albumina

PARA QUE SERVE O EXAME DE PRÉ-ALBUMINA?

A pré-albumina é uma proteína produzida principalmente pelo fígado, ele ajuda na produção de proteínas e transporta alguns hormônios pelo corpo. Sua quantidade no corpo é diminuída quando a quantidade de proteínas está baixa, sendo assim ela é utilizada como um marcador de deficiência de proteínas. Esse exame serve para avaliar a quantidade de pré-albumina no corpo, auxiliando no diagnóstico de desnutrição e de pessoas que possuem esse risco.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PRÉ-ALBUMINA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em  até 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE PRÉ-ALBUMINA?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PRÉ-ALBUMINA?

Alguns laboratórios podem pedir um jejum de no mínimo 8 horas, sendo assim, é necessário buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

O EXAME DE PRÉ-ALBUMINA PRECISA DE PREPARO?

O exame de pré-albumina não precisa de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME DE PRÉ-ALBUMINA?

O exame de pré-albumina é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sinais de desnutrição ou que já possuem desnutrição, para monitorar o tratamento ou quando esta pessoa está com risco de deficiência de proteína por algum motivo. Esse exame é muito solicitado em pessoas em estado de saúde comprometida, antes de uma cirurgia ou que apresentam doenças crônicas, por exemplo. Os sinais de desnutrição incluem perda de peso repentina, crianças com crescimento atrofiado, resistência enfraquecida a infecções ou incapacidade de pensar com clareza. Pode ocorrer queda de cabelo ou eles podem ficar quebradiços, a pele pode ficar seca ou amarelada, os músculos podem ficar fracos e podem ocorrer desmaios. Em mulheres mais jovens, os períodos menstruais podem parar.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE PRÉ-ALBUMINA NO SANGUE?

A quantidade de pré-albumina normal no sangue varia de acordo com a idade, os valores podem ser observados na tabela abaixo, esses valores são apenas um guia, por podem variar de um laboratório para o outro.

IdadeValor de referência
Para criança de 0 a 5 dias6,0 a 21,0 mg/dL
1 a 5 anos14,0 a 30,0 mg/dL
6 a 9 anos15,0 a 33,0 mg/dL
10 a 13 anos20,0 a 36,0 mg/dL
14 a 17 anos22,0 a 45,0 mg/dL 
Adultos20 a 40 mg/dL