Tipos de testes COVID-19

Os testes de COVID-19 podem detectar o SARS-CoV-2 , o vírus que causa o COVID-19, ou anticorpos que seu corpo produz após contrair o COVID-19 ou após ser vacinado.

Os testes para SARS-CoV-2 informam se você tem uma infecção no momento do teste. Esse tipo de teste é chamado de teste “viral” porque procura infecção viral. Testes de Amplificação de Antígeno ou Ácido Nucleico (em inglês, NAATs) são testes virais.

Os testes de anticorpos podem informar se você já teve uma infecção anterior pelo  vírus que causa a COVID-19. Seu corpo cria anticorpos após ser infectado com SARS-CoV-2 ou após ser vacinado contra o COVID-19. Esses testes são chamados de testes de “anticorpos” ou “sorologia”.

Os testes são muito importantes para ajudar a reduzir a propagação do COVID-19.

Testes virais

Um teste viral  informa se você está infectado com SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Existem dois tipos de testes virais: testes rápidos e testes laboratoriais.

Os testes virais usam amostras que vêm do nariz ou da boca. Os testes rápidos podem ser realizados em minutos e podem incluir antígeno e alguns NAATs. Os testes laboratoriais podem levar dias para serem concluídos e incluem RT-PCR e outros tipos de NAATs. Alguns resultados de testes podem precisar de testes de confirmação.

Os autotestes são testes rápidos que podem ser feitos em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos. Os autotestes COVID-19  são uma das muitas medidas de redução de risco, juntamente com vacinação, mascaramento e distanciamento físico, que protegem você e outras pessoas, reduzindo as chances de espalhar o COVID-19.

Testes de anticorpos

Um teste de anticorpos  (também conhecido como teste de sorologia) pode detectar anticorpos para SARS-CoV-2 no sangue. Anticorpos são proteínas que seu sistema imunológico produz para ajudar a combater infecções e protegê-lo de adoecer no futuro.

Os testes de anticorpos não devem ser usados para diagnosticar uma infecção atual, mas podem indicar se você teve uma infecção passada. Os testes de anticorpos ajudam os cientistas a aprender sobre como o sistema imunológico humano se defende contra o vírus, além de aprender sobre a proteção no nível da população.

Atualmente, o teste de anticorpos não é recomendado para determinar a COVID-19, se:

  • Se você tem uma infecção atual.
  • Se você tem imunidade ao SARS-CoV-2 após a vacinação COVID-19.
  • Se você precisa ser vacinado se não estiver totalmente vacinado.
  • Se você precisa ficar em quarentena após uma exposição conhecida ou suspeita ao COVID-19.

Você deve sempre discutir os resultados do teste com seu médico.

On this page