RT-PCR para COVID-19

COVID-19 – CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2)

O QUE É?

Em Dezembro de 2019, em Wuhan, na China, foi descoberto um novo coronavírus (SARS-CoV-2), e a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou a doença de coronavírus 19 (COVID-19). Esse patógeno pertence à família Coronaviridae, e o gênero betacoronavírus. O SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido por infectar seres humanos, os outros são o SARS-CoV, causador da síndrome respiratória aguda severa, o MERS-CoV, causador da síndrome respiratória do Oriente Médio.

A COVID-19 apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

TRANSMISSÃO

A COVID-19 é transmitida da mesma maneira que a gripe e o resfriado, de uma pessoa infectada ao tossir ou espirrar, deixando gotículas no ar. A contaminação também pode ser indireta, como quando tocamos em uma superfície infectada.

SINTOMAS

Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma presença de um quadro respiratório agudo, porém os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia) e cansaço. 

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL PARA COVID-19 POR RT-PCR

O PCR-RT vem do inglês e significa “reação de transcriptase reversa’’, é um teste com metodologia em padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, ele detecta o vírus na fase aguda da doença. O teste busca detectar o material genético do vírus, que ao ser encontrado é confirmado a infecção. Diferente do sorológico para COVID-19, que detecta somente os anticorpos que o sistema imune produz para a defesa do organismo, diante da infeção.

ESSE EXAME É INDICADO PARA QUAL PACIENTE?

Para pacientes que apresentam sintomas como febre, tosse seca, cansaço e outros sintomas indicativos da doença. É recomendado que se faça o exame do 1º ao 10º dia de início dos sintomas e para as pessoas que não possuem sintomas, mas tiveram contato recente com alguém com COVID-19. Além disso, contactantes de casos recentemente diagnosticados por teste molecular ou de antígeno. Rastreio de assintomáticos, inclusive pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

COMO É FEITO O EXAME?

A amostra para análise é coletada por secreção nasofaringe, através de um swab (cotonete estéril), ou seja, o cotonete é inserido no nariz até alcançar a região posterior à cavidade nasal. Não gera dor, apenas um incômodo. Tendo o material do paciente, todas as amostras microbiológicas são extraídas para análise.

QUAL O VALOR DO EXAME E O TEMPO DE ENTREGA PARA OS RESULTADOS?

O valor e o prazo da entrega devem ser consultados com o laboratório onde será realizado o exame, pois podem variar.