Sorologia COVID-19
COVID-19 (SARS-CoV-2)
O QUE É?
Em Dezembro de 2019, em Wuhan, na China, foi descoberto um novo coronavírus (SARS-CoV-2), e a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou a doença de coronavírus 19 (COVID-19). Esse patógeno pertence à família Coronaviridae, e o gênero betacoronavírus. O SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido por infectar seres humanos, os outros são o SARS-CoV, causador da síndrome respiratória aguda severa, o MERS-CoV, causador da síndrome respiratória do Oriente Médio.
A COVID-19 apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
TRANSMISSÃO
A COVID-19 é transmitida da mesma maneira que a gripe e o resfriado, de uma pessoa infectada ao tossir ou espirrar, deixando gotículas no ar. A contaminação também pode ser indireta, como quando tocamos em uma superfície infectada.
SINTOMAS
Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma presença de um quadro respiratório agudo, porém os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia) e cansaço.
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL PARA A COVID-19 POR SOROLOGIA – IGG E IGM
O QUE SÃO TESTE SOROLÓGICOS?
Esses testes não detectam a presença do vírus e sim a presença de anticorpos, do tipo IgM e IgG, que o nosso organismo produz em resposta à infecção viral da COVID-19, com o objetivo de identificar esses anticorpos no sangue, a fim de saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição ao coronavírus. É um exame capaz de apresentar resultados confiáveis, desde que o paciente faça no período correto.
QUANDO ESTE EXAME É SOLICITADO PELO MÉDICO?
O exame de sorologia para coronavírus é indicado para pacientes para pacientes que possuem os sintomas a mais de 10 dias, tempo médio que o anticorpo começa a ser produzido, não sendo úteis para diagnosticar uma infecção precoce, sendo assim, não é um exame confirmatório para infecção atual, normalmente é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o vírus.
COMO É REALIZADO O EXAME?
A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta sanguínea de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. É aconselhável para pacientes que possuem os sintomas a mais de 10 dias, tempo médio que o anticorpo começa a ser produzido, não sendo úteis para diagnosticar uma infecção precoce, sendo assim, não é um exame confirmatório para infecção atual, normalmente é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o vírus.
O QUE É IGG E IGM?
As imunoglobulinas igG e igM, são anticorpos, elas agem em forma de reação a um antígeno, como exemplo, o vírus da COVID-19. Tem como principal função proteger o organismo contra agentes patogênicos. Na COVID-19 os anticorpos de fase aguda da doença, que é o IgM , aparecem em torno do 10º dia de sintomas. Já os anticorpos do tipo IgG são produzidos depois da infecção e geralmente aparecem a partir do 15º dia de contágio. Eles podem permanecer por meses ou anos dependendo do organismo.
POSSÍVEIS RESULTADOS DO EXAME SOROLÓGICO
Meu exame deu IgG negativo e IgM negativo, o que isso significa?
Não há indícios de exposição ao vírus, se houver sintomas, a presença do vírus não pode ser descartada, é aconselhável procurar um médico para avaliar a necessidade de um exame de RT-PCR.
Meu exame de igG positivo e igM negativo, o que isso significa?
Significa que o paciente já foi infectado e pode estar imunizado, porém ainda não há comprovações científicas que afirmam o tempo de duração dessa imunização.
Meu exame de igG negativo e igM positivo, o que isso significa?
a ausência de sintomas, o resultado indica uma infecção recente, onde não teve tempo de desenvolver os anticorpos IgG. É importante saber que em alguns casos o paciente pode apresentar resultados falsos-positivos de IgM, portanto, é aconselhável repetir o exame após o período de uma semana para saber se há a presença de IgG, que pode confirmar a infecção. Caso haja sintomas pode indicar uma infecção atual, procure um médico.
Meu exame de igG positivo e igM positivo, o que isso significa?
Na ausência de sintomas, indica uma infecção anterior. Caso haja sintomas, pode significar uma infecção atual. Procure um médico.
QUAL O VALOR DO EXAME E O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS?
Esses quesitos irão depender do laboratório que irá ser realizado o exame, pois podem variar.