RT-LAM Saliva

RT-LAMP PARA SARS-CoV-2 POR SALIVA

O teste RT-LAMP é um teste molecular que utiliza a técnica de amplificação isotérmica mediada por loop com transcriptase reversa (RT-LAMP) para detecção do coronavírus, mas precisamente, esse teste irá analisar a presença do material genético RNA do próprio vírus no organismo da pessoa infectada durante a fase ativa da doença. O teste é confiável, rápido, indolor e seu preço é mais acessível, além disso ele possui uma especificidade de 99% e sensibilidade de 80%. A estratégia de LAMP já é amplamente utilizada para diagnóstico de diversas outras doenças infecciosas, como Dengue, Chikungunya e Hepatite A e Zika.

O RT-LAMP segue a mesma técnica do exame de RT-PCR para a COVID-19, que é verificar se o próprio vírus está circulando no organismo na fase ativa da doença, o que difere dos testes sorológicos que medem a quantidade de anticorpos produzidos contra o vírus.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O RT-LAMP E O RT-PCR?

Apesar da técnica ser utilizada para a mesma finalidade, que é identificar o RNA do vírus no organismo, o processamento do teste de RT-LAMP é mais simples e rápido em relação ao RT-PCR e não requer o uso de aparelhos laboratoriais complexos, o que barateia e simplifica o diagnóstico. Além disso, a amostra para análise é feita através da saliva, o que torna o teste indolor, eliminando o desconforto comparado aos testes feitos por swab no nariz. Por ser um teste feito na saliva, a própria pessoa contaminada pode colher o material, o que evita a contaminação dos profissionais de saúde e por ser menos invasivo, a amostra pode ser coletada diversas vezes pela mesma pessoa, auxiliando na identificação precoce dos casos e rápido isolamento e controle de contactantes. Entretanto, o teste de RT-LAMP não deve ser substituído pelo teste de RT-PCR, pois o RT-PCR ainda continua sendo o teste padrão ouro para identificar o vírus e sua sensibilidade é ligeiramente superior comparado ao teste de RT-LAMP, sendo de 86%.

ENTENDA O TESTE DE RT-LAMP

O SARS-CoV2 é um vírus de RNA e, por isso, o teste inclui uma etapa de transcrição reversa (RT), na qual o RNA é transformado em DNA. Em seguida, regiões específicas do vírus são amplificadas milhares de vezes por meio da técnica de LAMP. Na LAMP, a amplificação é feita em temperatura fixa, por cerca de uma hora, em um termociclador convencional. Essa estratégia é eficiente e específica, gerando até 109 cópias da região alvo em apenas uma hora. 

COMO É FEITO O EXAME?

O teste já é vendido em algumas farmácias, podendo coletar a amostra na própria farmácia ou coletar em casa, posteriormente a amostra será enviada a um laboratório ou o teste pode ser feito diretamente no laboratório. A amostra é coletada de uma maneira simples e rápida, onde deve ser coletada de 2 a 5 mL de saliva em um tubo coletor, onde o próprio já vem no kit. A amostra pode ser conservada até três dias em temperatura ambiente.

HÁ ALGUM PREPARO PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE?

O paciente precisa realizar a escovação dos dentes e higiene da boca, permanecer em completo jejum por 1 hora, inclusive sem fumar,  antes de realizar a coleta de saliva. A amostra não pode ter nenhum corpo estranho (resto de alimentos por exemplo) junto com a saliva, caso contrário a amostra será rejeitada.

QUANDO É RECOMENDADO FAZER O TESTE?

Esse é um assunto que deve ser respeitado para que o teste funcione com mais eficácia. 

O RT-LAMP é para testagem de infecção ativa. Ele não detecta anticorpos de pessoas já recuperadas de COVID-19, portanto o ideal é que se faça o teste de pessoas que possuem os sintomas de Covid-19, principalmente após o terceiro dia do aparecimento do sintoma, até o quinto dia. No caso de pessoas que estiveram expostas ao vírus, por contato com infectados ou por situações de risco, mas ainda não apresentaram sintomas, o indicado é fazer o teste a partir do quinto ao sétimo dia da exposição. Entretanto é recomendado neste caso que se faça a realização dos testes nasais e nasofaringe (RT-PCR e Pesquisa de Antígeno), pois em pacientes assintomáticos ocorre a queda de sensibilidade do teste.

Lembrando que, neste cenário, o período de incubação do vírus pode levar até 14 dias, portanto um resultado negativo realizado precocemente não tem a capacidade de excluir a doença”.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO TESTE?

Os resultados são expressos em detectado e não detectado, onde o detectado significa indicativo de infecção atual e  não detectado indica resultado negativo na amostra analisada.

EM QUANTO TEMPO SAI O RESULTADO?

Os resultados ficam disponíveis em 24 horas.

QUANTO CUSTA O TESTE RT-LAMP?

O valor do teste pode variar, mas custam em média de R $90 a R $170 reais, de acordo com o laboratório e o método de coleta. Os pacientes que optarem pela retirada do material em casa, têm custo mais alto.