POCT-PCR

POCT-PCR TESTE LABORATORIAL REMOTO PARA COVID-19

Na área de saúde em unidades de urgência e emergência, localizadas em Prontos-Socorros, Unidades de Atendimento (UPA) ou outros estabelecimentos com as mesmas afinidades laborais, existem equipamentos e dispositivos que são destinados a realizar exames que dão resultados imediatos, com o intuito de agilizar o diagnóstico e tratamento. Isso se tornou uma necessidade e muitos deles são necessários aos diagnósticos e orientam, de forma precoce, decisões fundamentais na conduta clínica. 

Esses equipamentos são chamados de point-of-care testing (POCT), também denominados de testes laboratoriais remotos (TLR), testes descentralizados ou testes à beira do leito.

Com a epidemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), houve uma necessidade grande do uso de exames para a detecção precoce do vírus SARS-CoV-2. Com isso, além das técnicas moleculares, onde a liberação dos resultados são mais demoradas, requer grande infraestrutura e há a necessidade de profissionais especializados, foram desenvolvidas técnicas moleculares para testagem rápida do SARS-CoV-2, por meio de POCT.

O POCT-PCR é muito parecido com o RT-PCR tradicional, a grande diferença é que os resultados saem em minutos, devido ao reagente utilizado, além disso, esse teste também detecta o vírus na fase aguda da doença. O teste busca detectar o material genético do vírus, que ao ser encontrado é confirmado a infecção. Vale destacar que o teste também é considerado metodologia padrão-ouro para a detecção do vírus SARS-CoV-2 e de sensibilidade elevada, igual ao RT-PCR tradicional.

QUEM DEVE FAZER O TESTE?

É recomendado fazer o teste do 1° ao 10° do início de sintomas, que apresentem sintomas sugestivos de COVID-19. Contactantes de casos recentemente diagnosticados por teste molecular ou de antígeno . Rastreio de assintomáticos, inclusive pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

COMO É REALIZADO O TESTE?

É feito da mesma maneira que o RT-PCR, a amostra para análise é coletada por secreção nasofaringe, através de um swab (cotonete estéril), ou seja, o cotonete é inserido no nariz até alcançar a região posterior à cavidade nasal. Não gera dor, apenas um incômodo. 

QUAIS OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO TESTE?

São expressos em detectado ou não detectado.

Detectado: Indica a presença de uma infecção atual pela COVID-19.

Não detectado: Indica a ausência de infecção atual. 

HÁ ALGUM PREPARO PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE?

Não é necessário nenhum preparo.

QUAL O VALOR DO TESTE E O TEMPO DE ENTREGA PARA OS RESULTADOS?

O valor e o prazo da entrega devem ser consultados com o laboratório onde será realizado o exame, pois podem variar. Entretanto, em testes feitos à beira do leito, os resultados saem em poucos minutos.