Teste de avidez IgG para Citomegalovírus

PARA QUE SERVE O TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O teste de avidez IgG para citomegalovírus, serve para identificar o provável período da infecção, auxiliando a diferenciar se a infecção pelo citomegalovírus é aguda (ativa), pregressa (passada) ou se a pessoa se infectou de novo, em indivíduos que já fizeram o teste sorológico IgM e IgG e deu positivo para a doença, pois somente esse teste não dá uma informação precisa sobre em qual fase está a infecção. É feito principalmente em mulheres grávidas, pois o citomegalovírus pode ser passado da mãe para o bebê quando a infecção está ativa, causando problemas à saúde.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 90,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

É feito através de uma simples coleta de sangue, em uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra de sangue será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Não é preciso fazer jejum para o teste de avidez IgG para citomegalovírus, porém alguns laboratórios podem solicitar que seja feito, sendo assim, é importante buscar essa informação com o médico ou o laboratório que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o teste de avidez IgG para citomegalovírus.

QUANDO É FEITO O TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O teste de avidez IgG para citomegalovírus é solicitado pelo médico em pessoas que já fizeram o teste sorológico IgM e IgG e deu positivo para a doença, feito principalmente em mulheres grávidas, com poder de prever recém-nascidos infectados quando é feito antes de 18 semanas de gestação (4 meses). Sendo importante para determinar a fase da infecção pelo citomegalovírus na gestante, pois essa doença  pode ser passada da mãe para o bebê quando a infecção está ativa, causando problemas à saúde. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE DE AVIDEZ IGG PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Os valores de referência abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. O diagnóstico de doenças infecciosas não deve basear-se no resultado de um único teste, mas deve ser analisado com outros meios de diagnóstico e dados clínicos.

  • Baixa avidez: inferior a 30% – sugere que a infecção ocorreu há menos de 3 meses, sendo uma possível infecção aguda;
  • Indeterminado: 30 a 60%  – não permite definir o provável período;
  • Alta avidez: superior a 60% – Sugere uma infecção passada (pregressa) que ocorreu a mais de 3 meses.

Quando são encontrados os anticorpos IgG com alta avidez (maior que 60%), a infecção já ocorreu a mais 4 meses. Na fase aguda, definida como um período de 1 a 3 meses após o início da infecção, são detectados geralmente anticorpos de baixa avidez, (menor que 30%). Portanto, um resultado de baixa avidez sugere uma infecção aguda ou recente, mas em alguns casos, a avidez pode permanecer baixa por vários meses, o que impede uma interpretação segura.