Exame de PCR Qualitativo para Citomegalovírus

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O exame de PCR para citomegalovírus, serve para detectar o material genético (DNA) do citomegalovírus em diversos líquidos no corpo, como sangue, urina e líquido amniótico, por exemplo. Sendo feito principalmente em gestantes, recém nascidos e pessoas com imunidade comprometida, para confirmar o diagnóstico de infecção pelo citomegalovírus, permitindo um tratamento eficaz da infecção e reduzir ou eliminar as complicações para a saúde.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 15,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

A amostra que será analisada para se ter os resultados, pode ser feita através de diferentes líquidos no corpo, como sangue, líquido amniótico (no caso de grávidas), líquor (líquido cefalorraquidiano) e urina, por exemplo. O tipo da amostra dependerá da recomendação do médico.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de PCR para citomegalovírus, independente do tipo da amostra que será analisada.

QUANDO É FEITO O EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O exame de PCR qualitativo para citomegalovírus é feito principalmente em gestantes e em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, pois nesses casos a infecção pelo citomegalovírus pode gerar problemas graves à saúde. Em gestantes, a mãe pode passar a infecção para o bebê, causando microcefalia, surdez, retardo mental e até aborto, sendo essencial que seja feito no pré-natal, quando a mãe apresenta infecção aguda e pretende afastar a possibilidade de passar a doença para o bebê ou quando o bebê nasce, nas três primeiras semanas de vida, para saber se o bebê adquiriu a doença. É feito também em casos de inflamação no cérebro (meningoencefalite), alterações neurológicas ou infecção em órgãos alvos para o vírus, com suspeita de que essas infecções tenham sido causadas pelo citomegalovírus.

COMO É O RESULTADO DO EXAME DE PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O resultado indicará se o material genético (DNA) do parasito Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose, foi detectado na amostra em que foi feito o exame.

Não detectado: Significa que não foi encontrado o material genético do citomegalovírus na amostra e possivelmente não há sinal de uma doença ativa, porém um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção e o exame pode ser repetido caso ainda haja suspeita.

Detectado: Foi encontrado o material genético do citomegalovírus, indicando uma possível infecção ativa.

COMO O CITOMEGALOVÍRUS É TRANSMITIDO?

A transmissão do citomegalovírus ocorre por contato com secreções de pessoas contaminadas, como saliva, urina, sangue, contato íntimo, compartilhamento de objetos contaminados, como copos, talheres e toalhas, por exemplo. O vírus também pode ser passado da mãe para o bebê durante a gestação.