Exame de Carga Viral para Citomegalovírus

PARA QUE SERVE O EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O exame de carga viral para citomegalovírus, serve para medir a quantidade desse vírus no sangue, na urina e no liquor. O vírus quando entra no organismo destrói as células imunológicas e produz cópias de si mesmo, será a quantidade dessas cópias que o exame irá analisar. O exame é um método útil para acompanhar a evolução da doença e para monitorar a resposta ao tratamento, em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como portadores de HIV, pessoas que foram submetidas a transplantes de órgãos e pacientes com câncer, pois nessas condições a gravidade da doença pode aumentar.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 300,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 5 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

A amostra que será analisada para se ter os resultados, pode ser feita através de diferentes líquidos no corpo, como sangue, líquor (líquido cefalorraquidiano). O tipo da amostra dependerá da recomendação do médico.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de carga viral para citomegalovírus, independente do tipo da amostra que será analisada.

QUANDO É FEITO O EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

A infecção pelo citomegalovírus (CMV) é uma das infecções oportunistas mais comuns em pacientes debilitados. O exame de carga viral para citomegalovírus, é feito para acompanhar o tratamento em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como portadores de HIV, pessoas que foram submetidas a transplantes de órgãos e pacientes com câncer, que são portadores dessa doença. Essas pessoas apresentam grande risco da infecção pelo vírus voltar, sendo um exame também importante para diferenciar uma infecção latente (adormecida) de uma infecção ativa.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL PARA CITOMEGALOVÍRUS?

O resultado do exame irá mostrar se o citomegalovírus está se replicando ou não, a partir da detecção de seu material genético. Uma carga viral muito alta é mais comum em pacientes com a imunidade debilitada, com sintomas mais graves da doença. Cargas virais baixas são observadas em infecções sem sintomas ou com sintomas leves. Quando essa carga viral está diminuindo, significa que o tratamento está fazendo efeito, quando não há diminuição da carga viral, significa que o tratamento não está fazendo efeito.

Resultados negativos não excluem infecção, pois o vírus pode estar presente em quantidade muito pequena, mas ainda continua ali.

COMO O CITOMEGALOVÍRUS É TRANSMITIDO?

A transmissão do citomegalovírus ocorre por contato com secreções de pessoas contaminadas, como saliva, urina, sangue, contato íntimo, compartilhamento de objetos contaminados, como copos, talheres e toalhas, por exemplo. O vírus também pode ser passado da mãe para o bebê durante a gestação.