VHS (Velocidade de Hemossedimentação)

PARA QUE SERVE O EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)

A VHS (Velocidade de Hemossedimentação), é um exame laboratorial indicado para verificar a existência de alguma inflamação ou infecções que está ocorrendo no organismo, podendo ser de qualquer causa como infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica ou doenças autoimunes. É um teste não específico, pois um resultado elevado indica a presença de inflamação, mas não indica onde está localizada no corpo ou a sua causa, sendo necessários exames complementares para confirmar o diagnóstico correto. A VHS pode ser afetada por outras doenças/estados clínicos além da inflamação. Por esta razão, a VHS é normalmente utilizada em conjunto com outros testes, como o exame de Proteína C-reativa (PCR).

COMO É FEITO O EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta sanguínea de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 12,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em 24 horas.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)?

O exame de VHS pode ser solicitado quando o médico suspeitar de uma doença a partir de sintomas ou caso clínico que possa estar provocando alguma inflamação no organismo. Muitas doenças inflamatórias podem ser detectadas por este exame, como suspeita de artrite, polimialgia reumática, vasculites sistêmicas ou arterite temporal, por exemplo. Além disso, pode ser solicitado para acompanhar a evolução da doença.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)?

Não é necessário fazer jejum para o exame de VHS.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE VHS?

Não é necessária nenhuma preparação para fazer o exame de VHS.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE VHS (VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO)?

Os valores de referência variam entre homens, mulheres e crianças.

Nos homens: 

em 1h – até 15 mm;

em 2h – até 20 mm.

Nas mulheres:

em 1h – até 20 mm;

em 2h –  até 25 mm.

Nas crianças:

valores entre 3 – 13 mm.

Atualmente, os valores do exame VHS na primeira hora são os de maior importância, por isso são os mais utilizados. Quanto mais grave for a inflamação, mais o VHS pode aumentar, sendo que as doenças reumatológicas e câncer podem causar inflamações tão graves que são capazes de aumentar o VHS acima de 100 mm/h.