Exame de PSA

PARA QUE SERVE O EXAME DE PSA TOTAL?

O PSA, conhecido como Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pela próstata, sendo um marcador tumoral utilizado em conjunto a outros exames para diagnosticar o câncer da próstata em homens. O exame de PSA total, é um exame que serve para avaliar os níveis de concentração do PSA que são liberados pela próstata e verificar se a liberação desses níveis estão normais. Altos níveis de concentração dessa proteína no sangue podem indicar algum problema, porém nem sempre indicam câncer de próstata. Além disso, esse exame pode servir para monitorar e acompanhar a evolução do câncer e a resposta ao tratamento.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME DE PSA TOTAL?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 50,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE PSA TOTAL?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PSA TOTAL?

Não é necessário fazer jejum antes do exame PSA total, porém alguns laboratórios recomendam que se faça um jejum de 3 horas, sendo assim, é importante perguntar ao laboratório em que será feito o exame quanto ao jejum.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE PSA TOTAL?

Sim, o exame de PSA precisa de preparo antes de ser realizado, as seguintes regras são: 

  • Não ter relação sexual dois dias antes do exame ;
  • Não praticar exercício em bicicleta normal ou ergométrica de 2 dias;
  • Não ter praticado equitação, usado supositório ou submetido ao toque retal por 2 dias;
  • Se tiver feito sondagem uretral, aguarda 3 dias para fazer o exame;
  • Se tiver feito ultrassom transretal da próstata, aguardar 7 dias para fazer o exame;
  • Se tiver feito colonoscopia, aguardar 15 dias para fazer o exame;
  • Se tiver feito estudo urodinâmico (armazenamento e esvaziamento da bexiga), aguardar 21 dias para fazer o exame;
  • Se tiver feito biópsia de próstata, aguardar 30 dias para fazer o exame;
  • Pacientes submetidos a cirurgia de prostatectomia radical (retirada total da próstata) não necessitam realizar o preparo.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PSA TOTAL?

O exame deve ser realizado pelo menos 1 vez por ano, em homens a partir de 45 anos, em conjunto com o exame de toque retal, como medida preventiva para detectar o câncer da próstata. Entretanto, o exame pode ser solicitado sempre existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. Os homens que pertencem aos grupos de risco (herança, raça, dieta etc) devem fazer esses exames a partir de 40-45 anos. 

QUAL OS VALORES NORMAIS DE PSA TOTAL NO SANGUE?

Nos homens saudáveis, os valores de PSA total normais são inferiores a 4 ng/ml. Valores acima de 4 ng/ml podem indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença. Entretanto, quando os resultados estão entre  2,5 ou 3 ng/ml, o médico solicita que seja feito o exame de PSA livre, pois a relação entre o PSA livre e o PSA total, é fundamental para diagnóstico do câncer de próstata. Quando há valores superiores a 10 ng/ml, as chances de estar com câncer de próstata é de 50%. 

O QUE PODE INDICAR NÍVEL DE PSA ALTO?

Níveis altos de PSA podem indicar possível câncer de próstata ou condições benignas ( não cancerosas), como as prostatites (inflamações da próstata) e a hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno da próstata). Além disso, com o aumento da idade há chances tanto para condições malignas quanto benignas. Vale ressaltar que o resultado do exame não define a patologia, somente a possibilidade. É preciso de exames complementares para confirmar o diagnóstico. Níveis baixos de PSA no sangue são normais.

O QUE AUMENTA O RISCO DE TER CÂNCER DE PRÓSTATA?

  • Idade;
  • Histórico de câncer na família: Pai e irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • Sobrepeso e obesidade: De acordo com estudos em  homens obesos o risco de desenvolver o câncer de próstata é  duas vezes maior do que em homens com peso normal.
  • Homens negros: De acordo com estudos realizados, homens negros possuem mais incidencia em ter a doença, entretanto não se sabe a causa exata. É recomendado que faça o exame a partir dos 45 anos.

MEU PSA ESTÁ ALTO, ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA?

Não necessariamente, os níveis altos podem estar relacionados à inflamação na próstata, hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata) e outras condições como andar de bicicleta. Além disso, para a confirmação do câncer e sua agressividade é necessário fazer uma biópsia da próstata que é um procedimento que pode causar dor, sangramentos e infecções.

QUAL A DIFERENÇA DO EXAME DE TOQUE RETAL E O EXAME DE PSA?

Ambos são feitos para ajudar a detectar algum problema na próstata, porém o exame de toque retal, avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, já o exame de PSA avalia as alterações da próstata no sangue, além disso os exames são feitos de forma diferente.