Teste rápido para HIV

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

O teste rápido para HIV serve para detectar os anticorpos (anti-HIV) no sangue ou na saliva, que atuam contra o vírus HIV, auxiliando a diagnosticar rapidamente pessoas que foram infectadas pelo vírus do HIV, em menos de 30 minutos. A finalidade do teste é simples, os anticorpos contra o vírus HIV só serão detectados no sangue se a pessoa tiver sido contaminada com o vírus. Pessoas que nunca tiveram contato com o vírus não possuem a probabilidade de desenvolver anticorpos contra o mesmo.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA HIV?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o teste, mas custam em média a partir de R$ 90,00 reais. Podem ser comprados em farmácias e também podem ser feitos gratuitamente pelo SUS. Os resultados são revelados em 30 minutos.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente ou pode ser através da saliva, onde um cotonete especial que vem no kit deve ser passado na gengiva e na bochecha.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

Em testes feitos com amostras de sangue, não é necessário nenhum preparo, quando o teste é feito na saliva é importante estar pelo menos 30 minutos sem comer, beber, fumar ou escovar os dentes, além de ser necessário retirar o batom antes de fazer o teste.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

Não é necessário estar em jejum para fazer o teste rápido para HIV, porém se o teste foi feito através da saliva, é recomendado ficar 30 minutos sem comer antes de fazer o teste.

QUANDO DEVE SER FEITO O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

O intervalo de tempo entre o momento da contaminação por um vírus até a produção de quantidade suficiente de anticorpos no sangue, se chama janela imunológica. Então, o exame deve ser feito a partir de pelo menos 30 dias após a situação de risco, tempo que os anticorpos do vírus HIV podem ser detectados no sangue através do teste.

QUEM DEVE FAZER O TESTE RÁPIDO PARA HIV?

É recomendado a triagem para HIV de todas as pessoas com mais de 13 anos. O exame é importante para grupos de risco ou pessoas expostas ao HIV, e é extremamente aconselhado realizar o teste:

  • Pessoas que que já se relacionaram sexualmente com mais de 3 pessoas nos últimos 12 meses;
  • Pessoas que estão em dúvida sobre o comportamento de risco de seus parceiros sexuais;
  • Homens se relacionaram sexualmente com outros homens;
  • Pessoas que usam de drogas injetáveis, em especial quando dividem agulhas ou outros equipamentos;
  • Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Profissionais de saúde expostos a contato direto com sangue;
  • Mulheres grávidas. Há tratamentos novos que reduzem muito o risco de transmissão do HIV da mãe para o bebê;
  • Mulheres que querem saber se estão infectadas pelo HIV antes de engravidar.

QUAIS OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA HIV?

Os resultados são expressos em:

Reagente (positivo) – positivo para os anticorpos contra o HIV;

Não reagente (negativo) – negativo para os anticorpos contra o HIV.

Um exame negativo significa apenas que não há infecção no momento do exame ou o teste foi feito cedo demais e não houve tempo de produzir os anticorpos. Portanto, um resultado negativo não exclui a possibilidade de contato ou infecção pelo HIV. Sendo assim, quando ainda há suspeita da doença com um resultado negativo, o médico irá solicitar outros testes para confirmar esse resultado. Pessoas com risco aumentado para contrair o vírus, é recomendado fazer os exames regularmente. Quando o paciente possui um resultado positivo de anticorpos, ele é encaminhado para fazer o exame de carga viral para HIV, para confirmar o diagnóstico e avaliar a quantidade do vírus no corpo, para iniciar o tratamento.

O TESTE RÁPIDO PARA HIV PODE DAR NEGATIVO MESMO SE A PESSOA ESTIVER INFECTADA?

Sim, caso o exame seja feito antes de 30 dias, o resultado pode ser negativo mesmo que a pessoa esteja infectada, pois a exposição do vírus está recente. Neste caso, será necessário outros métodos, como por exemplo, o exame de carga viral do HIV, que detecta diretamente o vírus.

O QUE SÃO ANTICORPOS? 

Os anticorpos são proteínas produzidas pelo nosso sistema imunológico, com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos específicos.

O TESTE RÁPIDO PARA HIV É CONFIÁVEL?

O teste rápido para HIV é confiável e seguro, possuindo uma sensibilidade e especificidade acima de 99%. Entretanto, o teste é usado somente para auxiliar no diagnóstico, sendo assim, é necessário que seja feito outro exame para confirmar o resultado, como o exame de carga viral do HIV.