Antígeno P24

PARA QUE SERVE O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)?

O exame de antígeno p24 detecta a presença da proteína p24 do vírus HIV no sangue, sendo utilizado para pesquisar a infecção pelo HIV após uma exposição recente ao vírus. Esse antígeno é uma proteína fundamental da estrutura desse vírus. 

QUAL O PREÇO DO EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)? 

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas custam em média a partir de R$ 200,00 reais.

COMO É FEITO O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)?

O exame é feito de forma simples e rápida, sendo necessário coletar uma amostra de sangue da veia do braço do paciente, para obter a amostra.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE ANTÍGENO P24 PARA HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS) ?

Não há nenhum preparo e não é obrigatório estar em jejum, porém alguns laboratórios solicitam que o paciente faça jejum de no mínimo 4 horas.

QUANDO FAZER O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)?

Pessoas expostas recentemente ao HIV, é recomendado que se faça o exame  a partir de uma a três semanas após a infecção, tempo em que os níveis do antígeno são detectáveis no sangue.

QUANDO O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS) É SOLICITADO PELO MÉDICO?

Este exame é solicitado quando é feita a  pesquisa de anticorpos contra o vírus no paciente pelo exame sorológico de HIV, que teve uma exposição recente ao vírus, onde o resultado do exame de anticorpos dá negativo. Entretanto, esse exame está sendo substituído pelo exame de carga viral do HIV, e a pesquisa de anticorpos permanece como o exame mais comum de triagem no Brasil, a pesquisa de antígeno p24 não faz parte do algoritmo do Ministério da Saúde.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV E O EXAME SOROLÓGICO PARA HIV?

O exame de antígeno p24 detectada a proteína viral do vírus HIV em exposição recente ao vírus, a partir de uma a três semanas após a infecção, o exame sorológico para HIV detecta os anticorpos produzidos em resposta à infecção pelo HIV, porém o período de detecção desses anticorpos é partir de pelo menos 30 dias após a situação de risco, tempo certo em que se deve fazer o exame.

O EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS) É CONFIÁVEL?

Este exame é sensível e confiável, sendo utilizado para pesquisar a infecção pelo HIV após uma exposição recente ao vírus. Caso o exame não seja realizado no período correto, a proteína p24 não pode ser detectada, pois o vírus ainda não se replicou para produzir uma quantidade suficiente da proteína no sangue. Após duas a oito semanas da exposição ao vírus, é feito o exame de anticorpos anti-HIV e o exame de antígeno p24 não é recomendado pois os resultados serão negativos para a infeção, pois o antígeno desaparece no sangue. Entretanto, com a  evolução da doença, a pesquisa de antígeno p24 pode ficar novamente positiva, caso a doença não seja tratada.

QUAIS OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)?

Os resultados são dados em positivo ou negativo. Quando dá positivo significa que a pessoa está infectada pelo HIV, quando se tem um resultado negativo não há infecção pelo vírus ou que o nível do antígeno p24 está abaixo do limite de detecção do exame. Se houver suspeita de infecção, recomenda-se repetir o exame ou usar outros, como a pesquisa de anticorpos anti-HIV.

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE ANTÍGENO P24 – HIV (EXAME PARA DETECTAR O VÍRUS DA AIDS)?

O prazo pode variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas ficam prontos em média a partir de 10 dias úteis.