O QUE É?

Em Dezembro de 2019, em Wuhan, na China, foi descoberto um novo coronavírus (SARS-CoV-2), e a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou a doença de coronavírus 19 (COVID-19). Esse patógeno pertence à família Coronaviridae, e o gênero betacoronavírus. O SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido por infectar seres humanos, os outros são o SARS-CoV, causador da síndrome respiratória aguda severa, o MERS-CoV, causador da síndrome respiratória do Oriente Médio.

A COVID-19 apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

TRANSMISSÃO

A COVID-19 é transmitida da mesma maneira que a gripe e o resfriado, de uma pessoa infectada ao tossir ou espirrar, deixando gotículas no ar. A contaminação também pode ser indireta, como quando tocamos em uma superfície infectada.

SINTOMAS

Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma presença de um quadro respiratório agudo, porém os sintomas mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia) e cansaço.

Share This Article

Temas recentes

Exames Hepáticos TGO e TGP

TRANSAMINASES ALT e AST ou TGP e TGO O primeiro pass...

Possíveis resultados do Exame Sorológico pa

Meu exame deu IgG negativo e IgM negativo, o que isso s...

Deixe um Comentário