TRANSAMINASES ALT e AST ou TGP e TGO

O primeiro passo para detectar problemas nos fígado é através do exame que determina certas enzimas presentes no sangue, que são chamadas de transaminases e incluem as mais sensíveis como incluem a transaminase oxalacética (TGO ou ATS) e a transaminase glutâmica pirúvica  (TGP ou ALT). Em condições normais elas circulam dentro de células localizadas no fígado, porém a TGO é produzida em vários tecidos, como coração, músculos e fígado, estando localizada no interior das células hepáticas e a TGP é produzida em grande parte no fígado. Quando o fígado está com problemas estas enzimas são derramadas no fluxo de sangue. Portanto, os exames de TGO e TGP são solicitados com o objetivo de avaliar a saúde do fígado.

Vamos entender um pouco mais sobre essas transaminases:

EXAME DE TGO ou AST 

Como citado acima, essa enzima é produzida em diversas partes do corpo, em maiores concentrações estão no coração e rins, mas a enzima também é produzida no fígado e músculos. Em indivíduos saudáveis os níveis de TGO no sangue são baixos. Quando o fígado está danificado essas quantidades sobem. Normalmente esse exame é solicitado juntamente com o exame de TGP, pois nem sempre quando seus níveis de concentração do TGO estão elevados indicam problemas no fígado, podendo ser em outro órgão. Isso ocorre porque sua produção não é exclusiva no fígado. Ou seja, quando apenas o TGO está elevado pode indicar uma lesão cardíaca. Por exemplo, porque o TGO também está presente nas células do coração.

EXAME DE TGP ou ALT 

A TGP pode ser encontrada em certas células do corpo, porém a sua maior concentração é encontrada no fígado, sendo liberada na circulação sanguínea como resultado de dano hepático, serve então como um indicador bastante específico do estado do fígado, ou seja, caso ocorra sua elevação isso se torna bastante indicativo de algum problema hepático. Por isso normalmente ele é solicitado junto com o exame de TGO, pois a elevação do mesmo não significa necessariamente algum dado hepático, sendo necessário o exame de TGP para a sua confirmação.

O QUE PODE INDICAR OS NÍVEIS ALTOS DE TGO E TGP?

O valor de referência, considerado normal de TGP no sangue pode variar de acordo com o método de análise nos laboratórios, porém em geral é de: 7 a 56 U/L e o de TGO é de: 5 a 40 U/L.

As principais causas que elevam as transaminases e a TGP e a TGO são:

– Cirrose;

– Hepatites virais e autoimunes;

– Esteato-hepatite;

– Lesão do fígado devido a bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos;

– Isquemia do fígado;

– Câncer de fígado;

– Doença de Wilson;

– Hemocromatose;

– Gordura no fígado;

– Presença de abscesso no fígado;

– Pancreatite aguda;

– Obstrução das vias biliares;

– Infarto;

– Insuficiência cardíaca;

– Isquemia cardíaca;

– Lesão muscular.

Normalmente, TGO e TGP acima de 150 U/L indicam doenças do fígado, necessitando de exames complementares para se definir quais são. Se os valores estiverem acima de 1000 U/L, o indicativo é para hepatites virais, isquêmicas ou por drogas (por exemplo, intoxicação de Tylenol). Vale destacar que é possível apresentar uma doença hepática crônica, e ter os níveis de transaminases normais. Isso é algo comum em pessoas com hepatite C ou C, por exemplo.

QUAIS OS SINTOMAS DE TGO E TGP ALTOS?

– Fraqueza;

– Perda de apetite;

– Náuseas e vômitos;

– Inchaço e/ou dor abdominal;

– Icterícia (coloração amarela dos tecidos);

– Urina escura;

– Fezes claras ou esbranquiçadas.

Além dos sintomas citados, pessoas com hepatite B e C, que fazem consumo excessivo de álcool, uso de medicamentos que podem danificar o fígado, pessoas que estão acima do peso e/ou têm diabetes e com histórico familiar de doença hepática, também devem fazer o exame regularmente. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.

EXISTE TRATAMENTO PARA TGO E TGP ALTERADOS?

O tratamento é realizado de acordo com cada caso. Algumas causas crônicas como a hepatite C e esteatose podem não permitir o retorno de níveis normais de TGO e TGP.

COMO É FEITO O EXAME?

O exame é feito através da coleta de sangue periférico do paciente, que demora apenas alguns minutos. Posteriormente serão analisadas em laboratório.

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA FAZER O EXAME?

– Não é necessário fazer jejum, podendo ser feito a qualquer hora, mas isso irá depender do horário de funcionamento do laboratório;

– Informe o uso de medicamentos caso utilize;

– Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.

QUAL O VALOR E O TEMPO DE ENTREGA DESTE EXAME?

Esses quesitos irão depender do laboratório que irá ser realizado o exame, pois podem variar.

Share This Article

Temas recentes

O que é Covid-19

O QUE É? Em Dezembro de 2019, em Wuhan, na China, f...

Possíveis resultados do Exame Sorológico pa

Meu exame deu IgG negativo e IgM negativo, o que isso s...

Deixe um Comentário